top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Domenico, marca-conceito da Família Salton, apresenta o tinto Campanha Marselan


O novo rótulo expressa a identidade da uva Marselan, cultivada na região da Campanha Gaúcha


Segunda maior região vitivinícola do Brasil, a Campanha Gaúcha vem se destacando safra após safra em sua vocação na elaboração de vinhos finos, especialmente tintos. A área está localizada bem ao sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai e com a Argentina, e abrange uma imensidão de planícies e coxilhas repletas de vinhedos. E é dessa promissora região, em que o horizonte parece ser o único limite, que vem a inspiração para os rótulos Campanha, da marca-conceito Domenico da Família Salton.



Aos 110 anos, completados em 2020, a vinícola mais antiga do país em atividade já contava com um rótulo da marca Campanha, o corte Marselan e Tannat. A qualidade e a consistência enológica do exemplar levaram a Salton a transformar o Campanha em uma linha própria. Assim, chega ao mercado neste mês o Campanha Marselan e, em tempo futuro, a linha ganhará ainda o varietal Tannat, totalizando três vinhos.


A Salton conta com uma unidade em Santana do Livramento, cidade localizada na região da Campanha Gaúcha, desde 2010. A vinícola foi uma das pioneiras a desbravar a vitivinicultura na região, em meados da década de 1990. Nos últimos anos, os agrônomos e enólogos da marca vêm desvendando as mais diversas facetas da região da Campanha por meio de um intenso trabalho de pesquisa, observação e experimentação. “Buscando preservar o legado centenário de uma trajetória iniciada no final do século XIX pelo imigrante italiano Antônio Domenico Salton, carregamos a experiência de diferentes gerações. Agora é o momento de traduzirmos a ousadia que está em nosso DNA em rótulos distintos e que expressem da melhor forma cada variedade, cada região e cada técnica de vinificação", destaca Gregório Salton, enólogo e diretor técnico da vinícola.


Sobre o Domenico Campanha Marselan

O lançamento da Salton foi elaborado com a safra de 2018, unicamente com uvas da variedade Marselan, tendo o vinho fermentado e amadurecido exclusivamente em tanques de aço inox. "Sua singularidade se expressa através de aromas de frutos silvestres frescos, compota de framboesa e notas mentoladas. Em boca, se percebe uma acidez equilibrada, taninos macios e um final marcado por aromas frutados", detalha Gregório. Entre as sugestões de harmonização estão queijos de maturação média, risotos leves e carnes vermelhas grelhadas.

Sobre a Domenico

Marca-conceito da Família Salton, a Domenico traz para o mercado rótulos inovadores e exclusivos. Fruto do trabalho da quarta geração à frente da empresa, o projeto revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros. Embebida na filosofia de trabalho lab, a Domenico nasceu para quebrar padrões e encontrar novos caminhos, buscando sempre a elaboração de vinhos únicos.


Crédito das fotos: Daniela Radavelli/Divulgação

bottom of page