• Viviane Campos

“DOIS CAFÉS”, MÚSICA DE TULIPA RUIZ, AGORA DÁ NOME AO CAFÉ ESPECIAL


Blend de dois grãos cultivados no sul de Minas é produzido em processo artesanal


Café é uma daquelas unanimidades globais. Seu consumo cresceu e se sofisticou no mundo todo inclusive no Brasil, que até outro dia o produzia apenas como commodity.


Tulipa Ruiz é uma artista múltipla que além de compor, cantar, ilustrar, criar moda, gerir seu marketplace – o Brocal –, é mineira e apaixonada por café. Tanto que uma das suas canções mais conhecidas, gravada com Lulu Santos, se chama Dois Cafés.


O hit inspirou a artista a criar um café especial para brindar sua música. Uma mistura que combinasse memória afetiva, olfativa, som e sabor. Batizado com o nome da canção, Dois Cafés traz notas de caramelo e flor de laranja, resultado da mistura de dois grãos, o Bourbon e o Acaiá – um com origem africana e o outro, do Brasil. Ambos nascem e amadurecem nas montanhas da Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, onde Tulipa cresceu, uma região reconhecida por sua esmerada produção de cafés especiais, com clima ameno, relevo montanhoso, elevada altitude e colheita seletiva de frutos maduros – principais fatores que contribuem para a alta qualidade do blend Dois Cafés.


O berço de Dois Cafés é a Fazenda Santa Helena, localizada em Carmo de Minas, na região da Serra da Mantiqueira, em uma altitude de 950 a 1.300 m, com qualidade de solo e clima privilegiados para a produção de cafés especiais, tudo isso aliado à uma natureza exuberante, totalmente preservada e com paisagens de tirar o fôlego. A família está na quarta geração de produtores de café, a propriedade não é mecanizada, por isso todo manejo da lavoura é feito de forma artesanal.


Com acidez cítrica, corpo aveludado, finalização prolongada e doce, um produto de Cafeicultura Artesanal de Montanha e com torra artesanal, Dois Cafés é um lançamento de Tulipa em parceria com o restaurante da chef Carolina Brandão, Las Chicas, onde será encontrado para compra ou consumo, moído ou em grãos, a partir de 11 de fevereiro.


No seu lançamento, em 9 de fevereiro no Las Chicas, a Chef Carolina Brandão apresentará um drink inspirado e com base no café – o Cosmopolitan Dois Cafés, com raspas de laranja –, um Capuccino especial, além de servir o Dois Cafés puro, em xícaras e canecas impressas com a label que, não por acaso, também foi desenhada por Tulipa. "Admiro e acompanho o trabalho da chef Carolina Brandão e lançar Dois Cafés em seu restaurante é unir o gosto especial do café com suas criações gastronômicas únicas e saborosas", declara.

Dois Cafés - Blend especial inspirado na canção Dois Cafés, de Tulipa Ruiz, com notas de caramelo e flor de laranja

Lançamento: 6 de abril, das 16h às 20h

Las Chicas – Rua Oscar Freire, 1607

Perfil Sensorial: Acidez cítrica, corpo aveludado, finalização prolongada e doce

Altitude: 200 a 1350m

Microrregião: Serra da Mantiqueira

Cidade: Carmo de Minas, MG

Espécie: 100% Arábica

Variedade: Bourbon amarelo e Acaiá

Processo: Natural e cereja descascado

Torra Média


Foto: divulgação