top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Doña Paula e Cristóbal Undurraga juntos na Argentina

O enólogo chileno assume a direção de vinhos da vinícola argentina para continuar promovendo a produção de vinhos de alto padrão com a excelência que o caracteriza.

Foto::divulgação


Produzir vinhos de classe mundial para os amantes da boa comida. Esse é o objetivo do novo projeto do enólogo e viticultor Cristóbal “Toti” Undurraga junto com Doña Paula, a vinícola sediada em Mendoza que faz parte do grupo chileno Santa Rita Estates, que também inclui os vinhedos Santa Rita, Carmen e Sur Andino . Desta forma, Toti assume a direção de Vinhos, ficando a cargo da direção enológica para continuar a promover a expressão das suas excelentes vinhas e dos seus vinhos de alta qualidade.


Engenheiro Agrônomo com especialização em Viticultura e Enologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, possui destacada trajetória em vinícolas da França, Estados Unidos, Austrália, Argentina e Chile, entre os quais Chateau Margaux, Franciscan Estate, Rosemount Estate, Kaikén e Koyle, onde é diretor técnico. Em 2018, foi premiado pela Decanter como um dos melhores enólogos da América do Sul. O artigo intitulado “Estrelas em ascensão: enólogos para observar no Chile e na Argentina”, escrito por Tim Atkin MW, destacou o trabalho do profissional, que foi selecionado entre os 10 jovens que estão transformando o cenário do vinho nos dois países.


“Compartilhamos da visão de Toti para dar andamento neste novo projeto, incentivados pela sua vasta experiência e visão global como enólogo e viticultor. Juntamente com a equipe de vinhos liderada por Martín Kaiser, buscamos levar Doña Paula ao próximo nível, consolidando-a como uma das vinícolas mais importantes e relevantes da Argentina, além de promover a produção de vinhos de alto padrão a partir de nossas uvas provenientes de Ugarteche., Los Indios e Gualtallary”, comentou Mauricio Palacios, Gerente Geral da Doña Paula.


Mendoza é um lugar familiar para Cristóbal. Sua experiência de viver durante cinco anos na cidade argentina, onde liderou o desenvolvimento da vinícola Kaikén desde o seu início, junto com o enólogo Aurelio Montes, deixou uma marca significativa. A vontade de um dia voltar a dirigir um projeto em Mendoza, liderando a produção de vinhos de altitude, acompanhou-o durante as últimas duas décadas, sendo Doña Paula o local ideal para materializar este sonho.


“A minha experiência na viticultura, onde as pessoas, as vinhas, o solo, o clima e todos os seres que dão vida a locais únicos, me proporcionaram uma perspectiva que procuro transmitir numa experiência única para os amantes do vinho. Esta visão me levou a empreender uma nova etapa juntamente com Doña Paula, através de um projeto desafiador focado em terroirs de classe mundial, contribuindo assim para o legado desta adega e elevando ainda mais a excelência dos seus vinhos”, concluiu Cristóbal Undurraga.

 

Sobre a Vinícola Doña Paula


Fundada em 1997, Doña Paula hoje se posiciona como uma das vinícolas mais importantes da Argentina, com mais de 700 hectares distribuídos em quatro vinhedos, sendo 100% vinhedos próprios para a produção de todos os seus vinhos. Estas vinícolas, estrategicamente localizadas nas melhores regiões do país, procuram dar vida a vinhos que conseguem transmitir a expressão mais autêntica de cada terroir. Desde a sua criação, a vinícola tem apostado no desenvolvimento da viticultura de precisão, destacando variedades emblemáticas como Malbec, Cabernet Franc e Chardonnay. Um grande compromisso com a sustentabilidade tem sido inerente à nossa filosofia desde o início.

Comentarios


bottom of page