top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Diversão em Conjunto traz Festival de Mamulengos em junho


A tradição do teatro de bonecos pernambucanos será o tema dos espetáculos do projeto infantil do Conjunto Nacional no mês de junho. A estreia será neste sábado com Mamulengo Presepada e “O Romance do Vaqueiro Benedito”


A agenda de atrações voltadas ao público infantil do Conjunto Nacional ganha um tom bem brasileiro em junho. Durante todo o mês, o Diversão em Conjunto promove o Festival de Mamulengos, o tradicional teatro de bonecos originários de Pernambuco. Neste sábado, dia 04, a partir das 15h, a garotada pode acompanhar o show de abertura com o espetáculo ‘O Romance do Vaqueiro Benedito’, do Mamulengo Presepada, criação Chico Simões, um dos mais importantes criadores de cultura popular brasileira. Excepcionalmente neste sábado, a apresentação acontecerá no Espaço Sustentável, no 2º piso do Conjunto Nacional. O show é livre e o acesso é gratuito.

O Mamulengo é uma forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. Todo material usado no evento é feito de itens reciclados.

O Romance do Vaqueiro Benedito conta a história do amor proibido de Benedito e Margarida. Como ela está grávida, eles fogem com o Boi Estrela para a cidade, onde enfrentarão as dificuldades naturais da vida e a perseguição do terrível Capitão João Redondo. Os personagens deste romance são bonecos bem brasileiros, como Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro-Vem-Janeiro-Vai. Outros têm parentesco com a Commedia Dell’Arte, como o Doutor-Mané-Vou-Lá-Hoje e Briguelinha. Outros, ainda, são mitológicos, como a Alma da Defunta Sem Vergonha, José Lusbel Tufá e o Jaraguá, ou animais simbólicos, como a Cobra Grande Carpina, o Boi Estrela, o Urubu Limpa Mundo e o Passarinho Boa Nova.

O espetáculo é uma criação premiada do brincante, palhaço e ativista Chico Simões, pesquisador incansável das culturas tradicionais, que já viajou por todo Brasil e por mais 25 países com seus brinquedos encantados, ao longo de sua carreira de mais de 30 anos.

Serviço: Diversão em Conjunto – Festival de Mamulengos

Data: 04/06 (sábado)

Hora: às 15h

Local: Espaço Sustentável, 2º piso, próximo à loja Jundiaí (Ala Sul)

Shopping Conjunto Nacional - Brasília/DF


Foto: divulgação

bottom of page