• Viviane Campos

DIRETO DO VINHEDO: Safra 2021 será comentada por nove enólogos e agrônomos dia 29

De forma inédita, ABE promove fórum online gratuito para falar da qualidade, diversidade, desafios e curiosidades da última colheita da uva em todo o Brasil

Um vinhedo leva umas três safras para começar a produzir, assim como um vinho precisa de meses e até anos para ser elaborado. Com a pandemia do Coronavírus, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) precisou se reinventar para seguir seu trabalho de qualificar enólogos e promover o vinho brasileiro. O Brazil Wine Challenge, o Dia do Vinho Brasileiro e a surpreendente Avaliação Nacional de Vinhos, que chegou na casa de apreciadores de 24 estados brasileiros no ano passado, são exemplos dessa nova atuação. Com os desafios, avistaram-se novas oportunidades e pela primeira vez a entidade estará reunindo nove enólogos e agrônomos de diferentes regiões produtoras para falar do desempenho da Safra 2021. Será no dia 29 de abril, às 20h, no canal da ABE no Youtube. É o Fórum Direto do Vinhedo.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, conduzirá o papo que poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no assunto. “Queremos mostrar um Brasil Vitivinícola que muita gente não conhece. Falar das características de cada terroir, do que vem sendo feito em cada região, das variedades que melhor se adaptaram, das boas surpresas, dos desafios, enfim, de como se comportou a Safra 2021 em cada um desses lugares”, destaca.

Os outros oito enólogos e agrônomos convidados pela ABE para participar deste encontro são Ana Paula Barros (Agreste, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco), Átila Zavarise (Serra Catarinense), Carlos Abarzúa (Serra Gaúcha - Espumantes), Dirceu Scottá (Serra Gaúcha – Vinhos Tranquilos), Gabriela Hermann Pötter (Campanha Gaúcha), Isabela Peregrino (Minas Gerais e São Paulo), Marcos Vian (Distrito Federal, Goiás e Paraná) e Silvano Michelon (Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste). Eles vão compartilhar suas experiências junto ao vinhedo, relatando o comportamento em cada estação do ano e os reflexos do clima na produção da uva. A proposta também quer mostrar como o Brasil evoluiu em tecnologia, especialmente na área enológica e de viticultura, e como isso reflete diretamente na qualidade dos vinhos.

Ana Paula Barros


Átila Zavarise


Carlos Abarzúa


Dirceu Scottá


Gabriela Hermann Pötter


Isabela Peregrino


Marcos Vian


Silvano Michelon


André de Gasperin


Um dos assuntos que ganhará atenção na pauta dos profissionais é o manejo nos vinhedos, além da compreensão de cada terroir, determinantes para garantir uma safra de qualidade e com grande volume. Se por um lado a iniciativa troca experiência no meio técnico, por outro dá subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado com qualidade superior.

SERVIÇO

O que? Fórum Direto do Vinhedo

Quando? 29 de abril de 2021, das 20h às 21h

Onde? Canal da ABE no youtube

Participantes:

Enólogos e regiões

Ana Paula Barros – Agreste, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco

Átila Zavarise – Serra Catarinense

Carlos Abarzúa – Serra Gaúcha (Espumantes)

Dirceu Scottá – Serra Gaúchas (Vinhos tranquilos)

Gabriela Hermann Pötter – Campanha Gaúcha

Isabela Peregrino – Minas Gerais e São Paulo

Marcos Vian – Distrito Federal, Goiás e Paraná

Silvano Michelon – Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste

Mediação: André Gasperin, presidente da ABE

Fotos: Arquivos pessoais