• Viviane Campos

Dicas para aprimorar o preparo de carnes

Por Netão Bom Beef, membro da Sociedade do Churrasco Tramontina


Não é novidade que, para os brasileiros, o churrasco é mais do que uma simples refeição. Com o passar do tempo, novas maneiras e variedade de preparos foram surgindo, fazendo com que o churrasco fosse reconhecido como um grande momento de confraternização. São mudanças que representam a pluralidade da tradição, que segue conquistando admiradores independentemente do que é assado sobre o fogo.


O açougueiro e churrasqueiro Netão Bom Beef, membro da Sociedade do Churrasco Tramontina, compartilhou seus truques e utensílios favoritos para o preparo de carnes.


As perguntas mais populares sobre o assunto

Confira as dicas em vídeo.


1. Como conservar a carne bovina?

Existem várias formas de conservar a carne: no refrigerador ou no congelador. No refrigerador residencial, o recomendado é armazenar a carne por no máximo 3 dias, pois a temperatura acaba oscilando muito. Se não for consumida nesse período, leve para o congelador, onde a carne geralmente fica em ótimo estado por aproximadamente 1 ano.


2. Como grelhar cortes com cobertura de gordura?

Em algum momento, quando a carne estiver na brasa, apoie-a na grelha pela parte da gordura. Uma boa dica durante esse processo é tampar a churrasqueira, para evitar que subam labaredas pela churrasqueira com o derretimento.


3. Como manter a suculência da carne?

Um bom truque é deixar a carne descansar quando ela sai da brasa. Não precisa se preocupar com o resfriamento: ao tirá-la da churrasqueira, a carne ainda sobe de um a dois graus com o cozimento residual. A temperatura externa acaba se igualando à interna e, após um ou dois minutos, fica ainda mais suculenta.


Os produtos favoritos de Netão Bom Beef

Confira as dicas em vídeo.


1. “Faca afiada não passa vergonha e faz muita diferença no nosso churrasco”



Faca para Carne Butcher Tramontina com Lâmina em Aço Inox

“Faca afiada não passa vergonha e faz muita diferença no nosso churrasco”, garante Netão. Para o churrasqueiro, o principal benefício trazido por uma boa faca é o corte preciso, que permite que a carne seja grelhada ou assada de maneira uniforme, sem pontos de perda de suculência. A Faca para Carne Butcher Tramontina é produzida com lâmina em aço inox com fio durável e cabo de polipropileno com proteção antimicrobiana, ela é ideal para ser utilizada em cortes grandes, como costela e fraldinha, para separar a pele da carne, desossar e cortar. Uma faca resistente e durável!

2. Para manter o fio da faca preciso




Chaira Tramontina Profio Diamantada em Aço Inox


Para manter o fio da faca precisa, uma boa dica é passar constantemente a lâmina em uma chaira. Assim, a faca fica sempre afiada e o corte da carne segue sendo feito com precisão. A Chaira Tramontina é produzida com haste em aço inox com superfície diamantada, cabo e ponta em ABS, o que garante uma afiação de excelência e um manuseio seguro.

3. Manusear a carne sem perfurar



Pegador de carne Tramontina


“Não existem regras no churrasco, mas preservar a suculência é uma semi-regra”, Netão brinca. Ele explica que uma das causas para a perda de suculência é a perfuração, muitas vezes causada pelo manuseio da carne com utensílios como garfos. Com um pegador, é possível manusear a carne com muita facilidade e mobilidade. A qualidade e durabilidade do Pegador Para Carne Tramontina com Lâmina em Aço Inox são garantidas pela lâmina em aço inox. Já o manuseio confortável e seguro fica por conta do cabo longo de madeira.


EXTRA: Calculadora de churrasco





Às vezes, na correria do dia a dia, fica complicado dedicar um tempo para planejar as compras do churrasco. Pensando nisso, a Tramontina desenvolveu uma calculadora de churrasco, que pode ser acessada aqui. A ferramenta leva em consideração o número de pessoas que vão comparecer ao churrasco, os tipos de aperitivos e cortes de carne que serão oferecidos. Opções vegetarianas, acompanhamentos e bebidas complementam o planejamento, garantindo um evento completo.


Campanha Tramontina Respeito pelo Seu Churrasco

A Tramontina conta com mais de 400 itens para churrasco, entre facas, talheres, tábuas, churrasqueiras e demais utensílios. O portfólio segue em contínua renovação em um mercado que cresce a cada ano.

Em 2021, a marca reforça a campanha Respeito pelo Seu Churrasco, que apresenta um churrasco democrático e inclusivo. A Sociedade do Churrasco foi criada para reforçar esse novo momento e segue em amplo vigor. A ação incentiva que - independente da forma - o importante é fazer o churrasco, dando liberdade para as pessoas prepararem do seu jeito. Por meio de dicas e ensinamentos dos influenciadores membros, cumpre-se o propósito de apresentar todas as formas de fazer churrasco - seja com carnes, peixes, aves, legumes ou pão de alho -, nos últimos anos com foco cada vez maior na diversificação e valorização dos cortes.


Fotos: Tramontina