top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Dia Internacional do Gin Tônica


Ana Paula Ulrich, bartender e embaixadora do gin Monkey 47 no Brasil, dá cinco dicas para turbinar seu drink!

 


Dia 19 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Gin Tônica. A expert bartender Ana Paula Ulrich, embaixadora do gin Monkey 47 no Brasil e à frente do balcão do Rabo di Galo, é uma das fãs do drink que caiu no gosto do brasileiro.

 

“Versatilidade é a palavra que melhor define o Gin Tônica. São inúmeras as possibilidades de sabor para um drink feito com gin e tônica já que existem diversos tipos de gin - feitos com botânicos diferentes – e de tônicas – mais doces, amargas e mais leves. Podemos criar um coquetel mais frutado, mais amargo, com perfil mais herbáceo ou vegetal, enfim tem gin para todos os paladares”, comenta a bartender.

 

Segunda Ana Paula, um dos grandes diferenciais do Monkey 47 é a água da Floresta Negra que tem baixo teor de salinidade e minerais. “A qualidade da água é crucial para um destilado”, destaca. “Também tem um sabor bastante complexo, com notas herbáceas e frescas, perfeito para a coquetelaria. É uma bebida robusta, potente e por ter uma graduação alcóolica mais alta, 47%, é possível usar uma quantidade menor na hora de preparar o drink”, comenta sobre a bebida.  

 

Para a data, a bartender dá cinco dicas para turbinar seu Gin Tônica em casa e a receita perfeita feita com o gin Monkey 47.

 

As dicas:

 

1: seguir o “perfect serve” da marca. Exemplos: Monkey 47 funciona muito bem com grapefruit e hortelã, já o Beefeater 24 com laranja e tangerina.

 

2: sempre encher o copo de gelo. Quanto mais gelo, menor a diluição e coquetel mais gelado.

 

3: prestar atenção na qualidade do gelo. Se for produzir gelo em casa, utilizar água mineral. Nunca da torneira, pois contém muito cloro e isso afeta a qualidade do coquetel.

                                       

4: as tônicas premium, como Fever-Tree e The London Essence, possuem menor concentração de açúcar e ressaltam as notas botânicas no Gin. Prestar atenção na qualidade da tônica para aproveitar o melhor do Gin.

 

5: se quiser acrescentar sabor ao Gin, aposte em sachês de chá ou frutas secas por serem concentrados; basta a infusão rápida, para trazer diferentes notas de sabor ao Gin.

 

Receita Monkey 47 & Tonic:

  • Encher copo ou taça com gelo

  • 1 dose (45ml) de Monkey 47

  • Completar com tônica premium

  • Enfeite com grapefruit (toranja) e hortelã

 

Sobre o Monkey 47


A história desse Gin começa um pouco depois da 2a Guerra Mundial quando o comandante britânico Montgomery Collins se muda para Berlim. Filho de diplomatas, Collins se envolveu na reconstrução do zoológico local, onde se apegou ao macaco Max. Em 1951 ele se mudou para a região Norte da Floresta Negra (Schwarzwald) e lá abriu uma hospedaria chamada O Macaco Selvagem (Zum Wilden Affen) em homenagem à Max. Como um típico inglês, Collins era grande fã de Gin e resolveu produzir o seu próprio em segredo, utilizando Max como mascote. Em sua receita, além dos botânicos da Floresta Negra, Collins utilizou especiarias indianas, em lembrança dos aromas presentes em sua infância na Índia. Uma história encantadora contada em seu rótulo.

 

Monkey 47 é composto por 47 botânicos - parte deles incomuns - que conferem notas florais, frescor de fruta cítrica, paladar picante e a presença de zimbro. Une tradições britânicas, o exótico da Índia e a pureza e autenticidade da Floresta Negra. Cada garrafa é numerada.


Foto: divulgação

bottom of page