Dia das Crianças: como escolher o chá certo para os pequenos
- Viviane Campos

- 10 de out.
- 3 min de leitura
As infusões para as crianças devem ser mais diluídas e sem ingredientes estimulantes.

As infusões podem trazer benefícios e reduzir desconfortos para as crianças – mas vale lembrar que nem todo chá deve ser consumido por elas. É preciso sempre avaliar se as ervas são adequadas para os pequenos.
“É importante lembrar que fitoterápicos, chás e infusões também contêm compostos bioativos, que podem agir no metabolismo, no sistema nervoso e na absorção de nutrientes”, alerta a nutricionista funcional Andressa Wagner.
De acordo com a profissional, o principal cuidado é com a ingestão de substâncias estimulantes: chás à base de Camellia sinensis (como chá preto e chá verde) e chá mate devem ser evitados até os 12 anos. Eles contêm teína, substância que pode atrapalhar o sono e reduzir a absorção de ferro.
É importante também ajustar a dose. Andressa explica que as infusões de ervas (sempre sem teína) podem ser introduzidas a partir dos seis meses do bebê, em preparações leves e mais diluídas. A recomendação é usar cerca de 1 colher (chá) da planta desidratada (ou 1 sachê) para 200ml de água quente, em infusão de cinco minutos. Ofereça até meia xícara (60 a 100ml), uma ou duas vezes ao dia, conforme a idade e a tolerância.
Confira a seguir a indicação da nutricionista sobre as ervas e ingredientes ideais para crianças e o que não deve ser consumido por elas:
Ingredientes
· Camomila
· Erva-doce
· Hortelã
· Capim-cidreira
Criança pode consumir?
SIM
Por quê?
Estas são consideradas espécies seguras e tradicionalmente indicadas pela pediatria. Elas têm propriedades calmantes e digestivas. A erva-doce, por exemplo, alivia cólicas.
Ingredientes
· Rooibos
Criança pode consumir?
SIM
Por quê?
O chá vermelho sul-africano não contém teína e tem um sabor adocicado.
Ingredientes
· Especiarias (como gengibre, canela, cravo e cardamomo)
Criança pode consumir?
SIM, MAS COM CAUTELA
Por quê?
A intensidade das especiarias pode gerar desconforto. Faça infusões mais diluídas.
Ingredientes:
· Chá preto
· Chá verde
· Chá branco
· Chá mate
Criança pode consumir?
NÃO
Por quê?
A presença de teína pode causar insônia, aumentar a irritabilidade e prejudicar a absorção de ferro.
Dicas Tea Shop
Confira alguns blends da marca, todos sem açúcar adicionado, que podem ser consumidos pelas crianças:
· Camomila Golden
Infusão clássica e aromática que une as propriedades calmantes e digestivas da camomila ao sabor da maçã assada, com um toque de canela.
· Calm Moment
Sabor delicadamente doce com toque de ervas que promovem momentos de tranquilidade. Mescla de maçã, tília, folhas de amora, roseira brava, erva-cidreira e anis.
· Rooibos Safari
Rooibos aromatizado com raspas de coco e pedacinhos de chocolate, perfeito para momentos de relaxamento e ideal para uma noite tranquila.
· Cocktail de Frutas
Uma infusão aromática e rica em vitaminas, feita com frutas e flores. Combina hibisco, abacaxi, papaia, passas, roseira brava e laranja.
· Fruit Explosion
Uma verdadeira explosão de cores, sabores e nutrientes. Traz 15 frutas cuidadosamente selecionadas: pera, banana, maçã, hibisco, pêssego, goiaba, melão, tangerina, amora, maracujá, mirtilo, pomelo, romã, kiwi e morango.
A Tea Shop
A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.
O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine de chás e infusões com ingredientes selecionados, que podem ser saboreados em diferentes momentos do dia. A marca eleva o chá a um produto para ser presenteado, e oferece também uma seleção de acessórios e kits de presente.
Créditos: Vigia Comunicação




Comentários