top of page
Foto do escritorViviane Campos

Dia da Árvore 21/09: Casa Relvas lidera a revolução verde na vinicultura Portuguesa


Com 20 anos de experiência e raízes profundas em uma tradição agrícola que abrange cinco gerações em Portugal, a vinícola Casa Relvas reforça, no Dia da Árvore (21/09), seu compromisso com a sustentabilidade. Sob a representação exclusiva no Brasil pela Cantu Importadora, do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil, a empresa investe continuamente em tecnologia e inovação, sem perder a conexão com a natureza, a cultura e a tradição. 


Foto: divulgação


No coração do Alentejo, a Casa Relvas abriga 254 hectares de vinhas em três quintas distintas, operando sob um regime de produção integrada com práticas agrícolas responsáveis, gestão da água, cuidado do solo e preservação da biodiversidade. As emissões de CO² são anualmente monitoradas para reduzir a pegada de carbono, amenizada também com o uso de garrafas leves em 90% dos produtos. 


Outra inovação é a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Casa Relvas, que recicla 100% de águas cinzentas para irrigação. O emprego eficiente de sondas e indicadores garante que não haja desperdício, permitindo que a empresa utilize apenas 1,55 litros de água e 0,12 kVA de energia por litro de vinho produzido. A vinícola também se destaca na gestão de resíduos, com uma taxa de reciclagem de 95%. 

Além disso, 98% das embalagens, caixas e Bag-in-Box são produzidas com papel-cartão com certificação FSC – selo que identifica produtos provenientes de florestas bem manejadas. Nesse cenário, vale ressaltar que com 655 hectares de floresta ibérica, a Casa Relvas figura entre os 36 hotspots mundiais de biodiversidade,

promovendo a conservação da diversidade de aves, insetos e plantas e fungos nativos. 


Na área agrícola, 10% das vinhas adotam o sistema de Agricultura Biológica, dispensando produtos químicos e sintéticos, enquanto os 90% restantes seguem o regime de Produção Integrada, que prioriza o uso responsável e criterioso de insumos industrializados, buscando reduzir ao máximo o impacto ambiental e respeitando as normas de segurança alimentar. O rebanho de quase 300 ovelhas Merino reduz a necessidade de herbicidas, enquanto a fertilização das vinhas é realizada de forma natural, utilizando composto animal e urbano. 


No aspecto social e econômico, a Casa Relvas estabelece parcerias de longo prazo com fornecedores locais, promovendo o emprego na região e oferecendo programas de formação para estudantes e jovens técnicos. Além disso, garante salários acima da média portuguesa. 


Para além das práticas sustentáveis, a Casa Relvas ostenta uma série de certificados que confirmam seu compromisso com a responsabilidade ambiental, incluindo a medição e redução da pegada de carbono, adesão ao Porto Protocol, bem como as certificações Bureau Veritas Certification - FSSC22000 e SMETA 2. A colaboração com a Amorim Cork reforça seu compromisso com a cortiça, um material sustentável. A empresa também se orgulha de ser pioneira e altamente classificada no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, com uma classificação de 3,8 em 4, demonstrando contínuo compromisso com práticas sustentáveis na produção de vinhos de alta qualidade

Comentários


bottom of page