top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Dia 29 dia nacional do sommelier

Afinal, qual é o dia do sommelier, 3 de junho ou 29 de agosto? Então, na verdade, o dia 3 de junho é o dia internacional do sommelier, ou seja, nessa data a profissão é comemorada no mundo inteiro. O dia é uma referência à implantação da Association de la Sommellerie Internacionale, AIS, fundada em 1969.


Já 29 de agosto, é uma data de comemoração exclusivamente nacional que se refere ao dia em que foi publicada a regulamentação da profissão do sommelier no Brasil. Isso aconteceu em 2011.

Confira abaixo histórias de dois sommeliers que são da nova safra e oferecem um serviço exemplar com maestria na sua profissão em casas emblemáticas de São Paulo:

 


Alex Sacramento, sommelier do rest. A bela Sintra há 3 anos


Sommelier há 23 anos em restaurantes e importadoras renomadas do Brasil, atua com maestria no restaurante a bela Sintra. Trabalhou no extinto Café Antique, Figueira Rubaiyat, redes de hotéis Accor e Grande Hotel, além das importadoras World Wine e Expand e na Vinícola Villa Francioni.

Fez sua formação em 2003 na ABS São Paulo, em 2007 se formou como Spanish Wine Educator - The Wine Academy of Spain e 2008 e 2009, cursou nível 1 e 2 na Wine & Spirit Education Trust (WSET).


Deu treinamento sobre vinhos para clientes de restaurantes, empórios, supermercados e atua hoje desenvolvimento a carta de vinhos dos restaurantes do grupo Bela Sintra; manutenção da adega; controle de estoque, compra e serviço na sala.  Gosta muito o que faz e principalmente atuar diretamente com o cliente.


Já esteve na França, na Espanha, na Itália, no Chile, na Argentina e no Uruguai e coleciona mais de 100 vinícolas visitadas entre elas a D. Romane Conti e a que mais impressionou foi a Hospices de Beaune, na Borgonha, que era um hospital antigamente e se tornou uma vinícola simples mais ao mesmo tempo sofisticada.



André Luís dos Santos - sommelier do Piselli e pupilo do mestre Manoel Beato


Com 44 anos de idade, André Luís vive do vinho desde que tinha 18 anos e entrou para o Grupo Fasano, onde aprendeu muito da profissão de sommelier com o mestre Manoel Beato, e se orgulha de falar que é seu pupilo.


A sua formação foi ABS em São Paulo quando ainda era jovem, depois fez um tour pelo mundo começando na Califórnia para estudar para carreira de sommelier na Culinary Institute of America. Estagiou em várias vinícolas pelo mundo, morando por breves períodos. “Sou solteiro então isso ajudou muito a aproveitar os estágios pelo mundo. As empresas vitivinícolas adoram esse tipo de aprimoramento de profissionais.”, comenta André Luís. Napa Valley trabalhou com a gigante americana Jackson Family, onde foi proporcionado a educação e cultura de business neste universo do vinho. Já na Áustria, na qual guarda um carinho grande e amizade até os dias de hoje, estagiou com a vinícola familiar austríaca Weingut Nikollaihof, que considera como sua segunda família.


Visitou muitas vinícolas, principalmente as mais relevantes na Europa, América do Sul, Europa Oriental, América e Australia. Ainda, desenvolveu trabalhos de Brand developer (fazendo posicionamento da marca) em marcas de vinícolas na Califórnia, França e Itália.


“Hoje a carta do Piselli, é cada vez mais conceitual italiana trazendo regiões clássicas e muitas regiões que não são tradicionais italianas, porém raramente chegam nas cartas de vinhos no Brasil”. comenta o sommelier.

Trabalhou em São Paulo em três ícones :Fasano por 9 anos, Bar Número por 6 anos  e Piselli por 8 anos até hoje.


A BELA SINTRA

Endereço - Rua Bela Cintra, 2325 – Cerqueira César

Telefone: (11) 3891-0740/1090

 

PISELLI JARDINS

Rua Padre João Manual, 1.253 - Cerqueira César - Reservas - Fone 11 3081-6043


PISELLI SUD

Av. Faria Lima, 2.232 – Iguatemi Shop. Reservas - 11 96064-2637/ 30315404


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page