top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Dezembro Laranja: conheça 3 excelentes frutas que auxiliam na prevenção do câncer de pele


Mamão formosa, ameixa e pêssego são opções ricas em antioxidantes e atuam contra as ações prejudiciais dos radicais livres


Um delicioso e refrescante sorbet de mamão está entre as três receitas que a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica para incluir as frutas na alimentação


Com início em 2014, o Dezembro Laranja é uma iniciativa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, um movimento que visa estimular a população na prevenção e no diagnóstico da doença. Além dos exames e cuidados diários, como o uso de protetor solar, a não exposição prolongada ao sol e a ingestão de água, a alimentação também é um fator fundamental na hora de se prevenir contra o câncer de pele.


Você já ouviu falar sobre fotoproteção oral? Ela consiste na ingestão de substâncias que diminuem o efeito da radiação solar na pele. E, segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, “peixes gordos, verduras, legumes e frutas em geral, são algumas fontes de alimentos que possuem essas propriedades”. O mamão formosa, a ameixa e o pêssego, por exemplo, são três ótimas opções de frutas para garantir esse e muitos outros benefícios na rotina.


• Mamão formosa: é fonte de fibras, betacaroteno, bromelina e vitamina C, auxiliando no bom funcionamento do intestino, oferecendo ação antioxidante e fotoprotetora, e fortalecendo o sistema imunológico.


• Ameixa e pêssego: fontes de fibras, magnésio, potássio e antioxidantes, reforçam o sistema imunológico e auxiliam no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares.


“Em especial, o mamão e o pêssego possuem betacaroteno, um antioxidante ligado diretamente à redução dos efeitos dos radicais livres na pele”, explica a nutricionista.


E para unir mais sabor e saúde na alimentação, de uma forma prática, Renata Guirau também separou três receitas deliciosas com cada uma das frutas. Confira e não deixe de experimentar!



Crumble de pêssego


Ingredientes base:

8 pêssegos maduros

1 colher de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1 colher de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de açúcar demerara

1 colher de chá de essência de baunilha


Cobertura:

1/4 de xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

½ colher de café de canela

½ tablete de manteiga gelada em cubinhos

1 xícara de chá de nozes grosseiramente picadas


Preparo: Misture o suco de limão, o açúcar, a manteiga, o amido de milho. Coloque em um refratário. Fatie cada pêssego em 8 partes, com a casca, e acomode as fatias acima da mistura.

Para a cobertura, junte a farinha, a manteiga em cubos, o açúcar e a canela. Misture bem, formando uma farofa. Espalhe por cima dos pêssegos e finalize com as nozes picadas. Asse por cerca de 40 minutos, em forno pré-aquecido, a 200° graus.



Pão de ameixa com castanhas


Ingredientes:

1 xícara de ameixas com casca picadas em cubinhos

1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

2/3 de xícara de farinha de trigo integral

3 a 4 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

2/3 de xícara de chá de leite desnatado

1/2 xícara de chá de castanhas picadas


Preparo: Misture o fermento com 50mL de leite morno e deixe agindo por 10 minutos. Em uma tigela, misture as farinhas, o sal, o bicarbonato e o sal. Adicione em seguida, a ameixa, as castanhas, a manteiga, o leite e o fermento. Mexa bem, até dar o ponto de sovar a massa com as mãos. Em seguida, coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano limpo e deixe descansar até dobrar de tamanho. Abra a massa com a ajuda de um rolo, modele no formato que preferir e leve para assar em forno pré-aquecido, a 180° graus, até que os pães fiquem dourados.



Sorbet de mamão


Ingredientes

4 xícaras de chá de mamão formosa picado

4 colheres de sopa de açúcar demerara


Preparo: Congele os pedaços de mamão por pelo menos 3 horas. Coloque os pedaços congelados e o açúcar no processador, na função pulsar. Raspe os acúmulos de polpa nas laterais do processador, para bater todo o conteúdo. Bata até formar uma massa cremosa e uniforme. Leve novamente ao congelador, por mais 1 hora e, depois, bata a massa no processador novamente. Sirva em seguida.


Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Siga o Oba Hortifruti


Fotos: divulgação

bottom of page