top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Descubra a melhor época para conhecer o Porto

A cidade é considerada uma das melhores cidades da Europa para morar e para visitar

Praça Central do WOW - World of Wine. Crédito: Divulgação


Organizar e planejar uma viagem começa muito antes do passeio em si. É fundamental colher o máximo de informações possível sobre o destino escolhido, pesquisar o clima e a melhor época para viajar. De preferência, fugir da alta temporada, período em que as cidades mais turísticas costumam ficar lotadas e os preços tanto de hospedagens quanto de alimentação tendem a ficar mais elevados quando comparados aos demais meses do ano. As passagens aéreas não fogem à regra e apresentam valores mais caros nestas épocas. Um destino que apresente atrações ao longo de todo o ano e ainda ofereça as demais qualidades é o ideal. 

 

Localizada ao norte de Portugal, a cidade do Porto, eleita como o “Melhor Destino de Cidade do Mundo” em 2022 pelo World Travel Awards e que figura entre as 25 cidades favoritas dos leitores da Travel + Leisure no "World’s Best Awards" de 2023, encanta por sua atmosfera acolhedora, que mistura história e tradição portuguesas, sua boa gastronomia e suas belas arquiteturas e paisagens. Do outro lado do rio Douro, encontra-se Vila Nova de Gaia, onde o  WOW é o exemplo perfeito de destino turístico com programa garantido o ano todo. 

 

Inaugurado em 2020, após um meticuloso trabalho de restauração e de requalificação de antigas caves de vinho do Porto, esse verdadeiro Quarteirão Cultural conta com atividades e eventos para todos os gostos. Além de dispor de sete museus, nove bares, cafés e restaurantes, e de inúmeras atividades que já fazem parte de sua programação habitual, tais como o ateliê Chocolatinhos, do Museu do Chocolate, ou um dos workshops walk in (sem necessidade de agendamento prévio), da Escola de Vinho, o WOW também possui um calendário de eventos mensais que irá tornar a visita ainda mais especial e inesquecível.  

 

Para descobrir a data ideal para conhecer o Porto e o WOW, a pesquisa em metabuscadores é essencial, já que eles reúnem grande parte das informações necessárias ao planejamento da viagem e, a partir delas, o viajante encontra facilmente ótimos preços para passagens e hospedagens. Mas a nova ferramenta gratuita do KAYAK, “Melhor Momento Para Viajar”, vai além do básico: nela, o viajante começa sua consulta de acordo com a quantidade de dias em que pretende ficar no destino – quatro, sete ou 14 dias – e, baseada nisso, ela indica o mês ideal para viajar.  

 

Para o Porto, por exemplo, independentemente da quantidade de dias, novembro é o mês mais recomendado. De acordo com a ferramenta, além das passagens estarem mais baratas, o clima ainda estará agradável (com temperaturas na casa dos 13°C) e os lugares provavelmente não estarão tão cheios. Ela também aponta a média de valor para hospedagem no período sugerido e indica quais períodos mais cheios, com base no ano anterior, para que o viajante evite atrações muito cheias. A ferramenta também pode realizar uma pesquisa mês a mês, sugerindo datas ideais dentro de cada mês, uma vez que os períodos mais caros e mais baratos oscilam dentro deles.  

 

Com planejamento e ajuda de um metabuscador como o KAYAK, o viajante tem tudo o que precisa para organizar a viagem para Porto. Veja a seguir os principais eventos que acontecem no segundo semestre no WOW e comece a planejar. 

 

Agosto 

Portugal WOWêntico: de 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, com destaque para a gastronomia, as artes e os ofícios, a diversidade cultural e o entretenimento. A cada dia, destaque para um museu do Quarteirão Cultural. São seis dias de elevação, representatividade, festa e alegria de ser português.  

 

Setembro 

Padel na Praça: de 31 de agosto a 3 de setembro, a praça central será palco de torneios deste esporte que lembra o tênis (porém é jogado somente em duplas e é mais rápido!0, com festejos à noite. 

Craft: de 7 a 10 de setembro, a cerveja artesanal nacional é a protagonista 

 

Outubro 

Chocolate Festival: de 10 a 22 de outubro acontece a segunda edição do festival internacional do chocolate, com cooking shows, workshops e cozinha para as crianças. 

Halloween: 30 de outubro 

 

Dezembro 

WOW É Natal: durante o mês de dezembro, o WOW celebra o Natal com uma programação diária de animações, concertos e outras atividades.

Festa de passagem de ano: no dia 31 de dezembro dê as boas-vindas ao próximo ano com muitos fogos de artifício e a mais bela vista para a cidade do Porto. 

 

Sobre o KAYAK  


KAYAK, parte da BOOKING HOLDINGS Inc. (NASDAQ: BKNG), é o principal metabuscador de viagens do mundo. Com bilhões de buscas em nossas plataformas, ajudamos as pessoas a encontrar seus voos, hospedagens, aluguel de carros e pacotes de férias perfeitos. Também auxiliamos os viajantes a negócios com a nossa solução de viagens corporativas. Para mais informações, acesse kayak.com.br


O WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.


Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.


O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.


Saiba mais em https://wow.pt/pt

Comments


bottom of page