top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Curso de panificação ajuda a atender demanda permanente e gera empregos a jovens periféricos

Formação da Fundação Bunge, que qualifica mão de obra para atuar no setor, será ampliada para quatro turmas e chegará também ao Recife e ao Rio de Janeiro



No dia 15 de fevereiro, o de Grão em Pão, projeto que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens na área de panificação, culinária e confeitaria, formará em São Paulo sua primeira turma. Após a formatura, os alunos serão encaminhados para trabalhar em padarias da região por meio de uma parceria articulada com o Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo - SAMPAPÃO, um dos parceiros do projeto, que conta ainda com o apoio de Academia Bunge, Rede Cidadã, Harald Chocolates e Instituto Gastronômico das Américas -IGA.


Além da ampliação em São Paulo, que terá duas turmas este ano, o projeto também será levado para as cidades do Recife e Rio de Janeiro. Esta é umas das iniciativas do Programa Comunidade Integrada da Fundação Bunge, que auxilia na empregabilidade de pessoas em busca de uma oportunidade. Em turmas de 15 alunos, os participantes do De Grão em Pão recebem gratuitamente aulas teóricas e práticas em panificação, confeitaria e culinária ministradas por chefes de cozinha de renome da Academia Bunge e de parceiros do projeto, além de preparação socioemocional, acompanhamento de carreira e bolsa mensal para refeição e transporte, uniforme profissional completo e material didático.


“Ao longo dos quatro meses de aulas práticas, os alunos aprenderam a preparar diversos tipos de pães salgados e doces, itens de confeitaria e a trabalhar com chocolates. Além das aulas teóricas e práticas, eles também passaram por orientações socioemocionais que vão ajudar muito na hora que ingressarem no mercado de trabalho”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.


De acordo com a executiva, o projeto selecionou jovens que demonstraram interesse ou aptidão para atuar no segmento. “Temos desenvolvido diversos projetos de empregabilidade para jovens, mas é importante estar atento tanto às aptidões de quem se inscreve quanto às demandas de mercado. Oferecer formações em áreas que precisam de mão de obra, como é o caso do setor de panificação e confeitaria, contribui para que o estudante saia do curso já empregado, o que mantém o estímulo do grupo para finalização do curso e ingressar numa carreira promissora no setor.”, explica a executiva.



“É uma grande honra termos a possibilidade de contribuir com a formação dos jovens que fazem parte do De Grão em Pão, utilizando a nossa estrutura e o conhecimento dos profissionais da Academia Bunge. Todo o nosso time está muito feliz com a formação da primeira turma e estamos animados para atender aos novos grupos de alunos que virão, colaborando para que o mercado tenha à disposição profissionais capacitados e diferenciados no setor de panificação”, comenta Júnior Justino, vice-presidente de Trigo e Derivados da Bunge. 


Além da turma que se forma agora no dia 15 de fevereiro, uma nova turma já está programada para o primeiro semestre em São Paulo. E para o segundo semestre, serão abertas três turmas: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Sempre com 15 vagas para cada turma. As inscrições para a próxima turma serão abertas a partir de 15/2 no site da Fundação Bunge: https://fundacaobunge.org.br/


Sobre a Fundação Bunge


A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.      


Fotos: divulgação

bottom of page