top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Cristofoli Instinto 2020 é Platina com 95 pontos

Vinícola familiar estreia no concurso com Medalha de Platina para seu tinto ícone, além de outras oito premiações


Não é Bronze, nem Prata, nem Ouro. É Medalha de Platina. Com 95 pontos, o Cristofoli Instinto Corte Tinto Safra 2020 é um dos vinhos brasileiros com maior pontuação no Wines of Brazil Awards (WBA), realizado na ViniBraExpo, no Rio de Janeiro. O lote de apenas 1,8 mil garrafas inaugura uma nova fase da Cristofoli Vinhos de Família ao investir em vinhos com passagem por barrica de carvalho francês. A vinícola também comemora a conquista de outros oito prêmios no mesmo concurso, com destaque para cinco Medalhas de Ouro para o Cristofoli Espumante Blanc de BlancTradicional, Cristofoli Cabernet Sauvignon 2020, Cristofoli Rosé de Sangiovese 2021, Cristofoli Tannat 2021 e Cristofoli Merlot 2020.

Para a gestora da empresa, enóloga Bruna Cristofoli, de apenas 35 anos, o ritmo dos vinhedos é que dita o caminhar da empresa que imprime sua história escrita em vinho. “Estamos vivendo um momento especial em que o nosso ‘instinto’ é crescer, desafiar e superar. Do vinhedo à mesa, somos uma vinícola de família. Somos a quarta geração Cristofoli no Brasil. Seu irmão Lorenzo (26), também enólogo, é quem cuida da vinificação. Segundo ele, engarrafar um vinho e ver ele ser reconhecido por quem entende do assunto é motivo de orgulho e alimento para seguir adiante. E quem está aproveitando muito bem o momento, indicando o vinho para todos que visitam a Cristofoli, é a Letícia (24), a prima que completa o trio de enólogos e é responsável pela loja de vinhos. Os três dividem funções e multiplicam atitude e coragem, conduzindo com orgulho um sonho que iniciou com seus pais, os irmãos Loreno e Mário Cristofoli, que seguem até hoje trabalhando nos vinhedos, enquanto suas esposas Maria de Lourdes e Roseli cuidam do preparo das refeições com sabores que resgatam a memória afetiva de suas nonas. É uma família inteira dedicada ao cultivo da uva, à elaboração de vinhos e espumantes, ao enoturismo e à gastronomia.

A vocação com o cultivo de uvas e elaboração de vinhos nasceu ainda na Itália com Angelo Cristofoli, bisavô dos jovens, e se perpetuou no Brasil com Loreno e Mário, que decidiram profissionalizar o negócio criando a Cristofoli. A loja de vinhos segue até hoje no porão da casa da nona Maria, onde eles faziam os primeiros vinhos da família, ainda em 1986, e onde estão mantidas as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns dos primeiros vinhos.

O concurso tem a chancela da Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Para avaliar as 2.196 amostras inscritas por 188 vinícolas de todas as regiões produtoras foram necessárias mais de 50 sessões de provas num total de 32 avaliadores.

CRISTOFOLI INSTINTO CORTE TINTO VINDIMA 2020

Corte de Merlot com Tannat, este vinho apresenta coloração vermelho rubi com toques violáceos. Com notável ataque de frutas vermelhas e negras, assim como notas de frutas secas, comunga com os aromas oriundos do carvalho francês devido aos seus 12 meses de maturação em barrica. Destaque para o chocolate, cravo e café. No paladar, é marcante e equilibrado. Traz perfeito volume de boca, casado com taninos macios, persistência longa e acidez que garante longevidade, sem falar de seu retrogosto, que entrega a ótima maturação das uvas cultivadas para este vinho. Justamente por ser um vinho tinto de maior estrutura, com sabor mais marcante e taninos elevados, harmoniza, perfeitamente, com carnes mais gordurosas sendo, então, bem apreciado em churrascos. Outra dica são pratos mais encorpados e condimentados, ou mesmo queijos intensos, como parmesão e o pecorino e, também, com uma boa charcutaria.

Mais sobre a vinícola

Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos finos e espumantes, a Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece nada mais, nada menos que 10 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, seguida pele Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem, Spuntino, Harmonia da Vindima, Almoço harmonizado ao ar livre, Degustação de Vinhos, além de experiências personalizadas e da visita guiada à propriedade com degustação orientada de vinhos. Para quem curte conhecimento e ações especiais com produtos exclusivos tem a Confraria Família Cristofoli.

SERVIÇO

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)

Horário de atendimento:

De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h

Sábados e feriados: das 9h30min às 18h

Domingos: das 12h às 17h

Contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247


Foto: divulgação

bottom of page