top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Conjunto Nacional promove ação de sustentabilidade para crianças


Evento Plante Esta Ideia contará com exposição de práticas sustentáveis, oficinas gratuitas, coleta de materiais para reciclagem e de doações de roupas para as vítimas das chuvas na Bahia e Minas Gerais


Mês de férias também é tempo de aprender sobre responsabilidade ambiental e social. Nada melhor que fazer isso em meio a brincadeiras e workshops. O Conjunto Nacional promove, de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, o Plante Esta Ideia, um espaço com múltiplas interações, onde serão desenvolvidas atividades pedagógicas e lúdicas, como exposição de boas práticas sustentáveis, oficinas gratuitas (reciclagem, jardinagem e plantio), campanha de doação de roupas e coleta de materiais recicláveis. Tudo a fim de conscientizar e instruir nossos pequenos na busca por um mundo melhor.

A iniciativa vem de encontro aos valores do Conjunto Nacional, que convida as crianças e suas famílias a abraçarem o movimento, visando um futuro mais sustentável. Em um espaço de 125m2, localizado no 2º piso do shopping, próximo à loja Jundiaí, será possível visitar uma exposição sobre as ações ambientais desenvolvidas no Conjunto Nacional, como reciclagem de resíduos, compensação no impacto ambiental através do investimento da compensação de carbono, lixeiras seletivas, Ecoponto e compostagem dos resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes, entre outros.

A ideia é mostrar que algumas das iniciativas adotadas pelo shopping também podem ser aplicadas no dia-a-dia, como o uso de bicicletas para locomoção, que podem ser guardadas no bicicletário do shopping, e a separação correta do lixo eletrônico, que torna possível a reciclagem em equipamentos. O lixo eletrônico recolhido pelo Conjunto Nacional ajuda crianças atendidas pelos projetos Integração Estrela e Programando o Futuro.

Segundo Giuliano Bragaglia, Superintendente do Conjunto Nacional, durante todo o ano de 2022, o shopping vai promover ações que envolvam os colaboradores, clientes e lojistas, com o objetivo de disseminar a cultura da sustentabilidade. “A ideia é expor, interagir e incentivar o uso consciente dos recursos naturais e continuarmos o ciclo da responsabilidade ambiental dentro e fora do empreendimento, por meio de eventos e parcerias que possam representar o impacto positivo que o empreendimento é capaz de produzir na sociedade e no meio ambiente”, explicou.

Oficinas

O Plante Esta Ideia ainda traz um conjunto de oficinas de educação ambiental, com noções de reciclagem, autossuficiência e alimentação saudável, de maneira prática e divertida. As crianças vão aprender a fazer um vaso de fácil irrigação, plantar sementes de rúcula 100% livre de qualquer agrotóxico, com o intuito de incentivar a proatividade de pilares como faça “você mesmo”; recicle; plante; autossuficiência; e alimentação saudável.

A criança que participar das oficinas ainda leva para casa uma fotografia com uma moldura, que ela mesma vai fabricar, feita em papel reciclado para reforçar seu primeiro passo no plantio de ideia.

As oficinas acontecerão de quinta-feira a sábado, das 14h às 20h. Cada oficina terá duração de 30 minutos e capacidade de atendimento a 10 crianças por vez, com idade entre 4 e 12 anos, que podem estar acompanhadas pelos adultos responsáveis. O acesso às oficinas será gratuito e a participação deve ser agendada por meio do aplicativo do Conjunto Nacional. Serão 12 turmas diárias. Durante as atividades, as crianças utilizarão avental, luvas e máscara.


Doações e coleta de recicláveis

O espaço ainda contará com três pontos de coletas de doações: um para o recolhimento de tampas, latinhas e garrafas pet para reciclagem; um segundo que receberá resíduos eletrônicos para encaminhamento correto; e um ponto de recolhimento de roupas para ajudar às famílias atingidas pelas chuvas em Minas Gerais e Bahia. Essa última ação, é uma parceria com o SOS Enchentes/ Ação da Cidadania.

As entregas no espaço podem ser realizadas no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h.

Serviço: Plante Esta Ideia

Data: 20/01 a 12/02/2022

Local: 2º piso, próximo à loja Jundiaí

Exposição e coleta de doações

Horário: Das 9h às 22h, de segunda à sábado, e das 14h às 20h, aos domingos

Acesso às oficinas: Às quintas, sextas e sábados

Horário: das 14h às 20h

Gratuitas, com inscrição por meio do aplicativo do Conjunto Nacional

bottom of page