• Viviane Campos

Conjunto Nacional oferece vagas de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista


Espaço exclusivo, que atende pessoas no espectro autista, seus familiares e acompanhantes, conta com dimensões diferenciadas e localização estratégica, próxima a escadas e elevadores


Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Conjunto Nacional reforça seu compromisso em promover acessibilidade e inclusão aos seus clientes. O shopping já conta com vagas exclusivas em seu estacionamento coberto para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço recebe veículos de pessoas com TEA, assim como seus familiares e acompanhantes.

A observação sobre a experiência de vagas prioritárias inspirou essa iniciativa, que foi implantada em vários shoppings da rede Ancar Ivanhoe, da qual o Conjunto Nacional faz parte. “Percebemos que alguns clientes se sentiam incomodados por serem vistos com desconfiança ao usar as vagas prioritárias, mesmo tendo direito pleno ao uso. No sentido de garantir a acessibilidade de forma confortável e respeitosa, entendemos que era necessário criar imediatamente vagas exclusivas para pessoas no espectro autista, para evitar que elas passem por situações constrangedoras”, destaca Giuliano Bragaglia, superintendente do shopping.

No setor onde as vagas exclusivas estão, o piso e as paredes próximas receberam o símbolo mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista: um laço colorido formado por peças de quebra-cabeça. As vagas, com metragem maior que as convencionais, para dar ainda mais conforto a quem as utiliza, ficam localizadas em posições estratégicas, perto de elevadores e escadas, com acesso rápido aos corredores dos shoppings.

O Conjunto Nacional, assim como os outros shoppings da rede Ancar Ivanhoe têm recebido comentários muito positivos sobre a iniciativa. Na grande maioria são agradecimentos pelo olhar atento do shopping para a iniciativa de proporcionar um ambiente acolhedor. “As famílias se sentem ouvidas pelos nossos empreendimentos, além de verificarem uma melhora significativa na experiência dentro do shopping”, reitera Bragaglia.

As duas vagas exclusivas para pessoas com TEA estão acessíveis das 7h às 22h, de segunda a sábado e das 12h às 20h, aos domingos.