• Viviane Campos

Conjunto Nacional incentiva consumo consciente da água


No Dia Mundial da Água, shopping celebra projetos que possibilitam o reaproveitamento de cerca de 8,5 milhões litros de água por ano



Sustentabilidade é um valor levado a sério no Conjunto Nacional. O shopping investe constantemente em programas de uso consciente, reaproveitamento e reuso da água. Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, o empreendimento celebra o reaproveitamento de 480 mil litros de água provenientes do ar-condicionado, para regar os jardins e as plantas e lavar equipamentos, calçadas, pisos e garagem do shopping.


A ação, chamada de Reuso de Água da Central de Água Gelada (CAG), foi sugestão de um colaborador, acatada pelo shopping. Além disso, na Praça de Alimentação, foi instalado um sistema desenvolvido em parceria com a UnB que reutiliza a própria água do equipamento para resfriar o ambiente.


“O Conjunto Nacional também possui uma Estação de Reuso de Água que torna possível o tratamento adequado de mais de 8 milhões de litros de água do esgoto ao ano, que deixam de ser descartados e são reutilizados nas descargas dos sanitários e mictórios do shopping. A água também é ozonizada para eliminação de odores e bactérias. Além disso, os mictórios estão sendo trocados por aparelhos mais modernos que não utilizam água”, explicou Giuliano Bragaglia, Superintendente do Conjunto Nacional.


Plante Esta Ideia – Para incentivar os clientes a adotarem hábitos mais sustentáveis, o Conjunto Nacional inaugurou este ano o Plante Esta Ideia, um local com múltiplas interações, localizado no 2º piso do shopping, próximo à loja Jundiaí.

Em um espaço de 125m2, é possível visitar uma exposição sobre as ações ambientais desenvolvidas no Conjunto Nacional, como reciclagem de resíduos, compensação no impacto ambiental através do investimento da compensação de carbono, lixeiras seletivas, Ecoponto e compostagem dos resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes, entre outros.


A ideia é mostrar que algumas das iniciativas adotadas pelo shopping também podem ser aplicadas no dia-a-dia, como o uso de bicicletas para locomoção, que podem ser guardadas no bicicletário do shopping, e a separação correta do lixo eletrônico, que torna possível a reciclagem em equipamentos. O lixo eletrônico recolhido pelo Conjunto Nacional ajuda crianças atendidas pelos projetos Integração Estrela e Programando o Futuro.


Segundo Bragaglia, durante todo o ano de 2022, o shopping vai promover ações que envolvam os colaboradores, clientes e lojistas, com o objetivo de disseminar a cultura da sustentabilidade. “A ideia é expor, interagir e incentivar o uso consciente dos recursos naturais e continuarmos o ciclo da responsabilidade ambiental dentro e fora do empreendimento, por meio de eventos e parcerias que possam representar o impacto positivo que o empreendimento é capaz de produzir na sociedade e no meio ambiente”, explicou.


O espaço conta ainda com três pontos de coletas de doações: um para o recolhimento de tampas, latinhas e garrafas pet para reciclagem; um segundo que recebe resíduos eletrônicos para encaminhamento correto; e um ponto de recolhimento de roupas para ajudar às famílias atingidas pelas chuvas em Minas Gerais e Bahia. Essa última ação, é uma parceria com o SOS Enchentes/Ação da Cidadania. As entregas podem ser realizadas no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h, às 22h.

Fotos: divulgação