top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Conheça a história do cannoli, principal sobremesa do sul da Itália

"O cannoli é mais do que uma sobremesa, é um pedaço da história italiana que continua a adoçar nossas vidas", comenta o chef Henrique Campos


Foto: divulgação


O cannoli, uma das sobremesas mais conhecidas e adoradas do sul da Itália, é uma verdadeira joia culinária que conquistou paladares em todo o mundo. Esta sobremesa, composta por uma casquinha crocante recheada com um creme saboroso, tem uma história rica e cativante que remonta a séculos de tradição italiana.


Originário da Sicília, uma ilha no sul da Itália, a história do cannoli vem da época em que os árabes dominaram a região, entre os séculos IX e XI. Foi quando criaram o tubo de cannolo, cilindro de metal usado para moldar a casquinha crocante da sobremesa. 


“Os ingredientes tradicionais, como ricota, açúcar, canela e raspas de chocolate, começaram a ser combinados para criar o recheio delicioso”, explica o chef Henrique Campos, da pizzaria curitibana Figurate Italian Food, que serve a delícia na capital paranaense.


O cannoli rapidamente se tornou uma iguaria apreciada em toda a Sicília e, posteriormente, em toda a Itália. A sobremesa ganhou destaque durante festas e carnavais, tornando-se parte intrínseca da cultura siciliana. Sua origem também é associada a uma homenagem à fertilidade e relacionamentos amorosos. 


“Hoje, o cannoli é apreciado em todo o mundo, com variações modernas dessa sobremesa clássica. Rotineiramente são introduzidos novos sabores e texturas para atender aos gostos contemporâneos”, comenta Campos.


Esta sobremesa deliciosa, que combina tradição e criatividade, continua a ser uma expressão da rica herança culinária da Itália e encanta os amantes da gastronomia em todos os lugares. “O cannoli é mais do que uma sobremesa, é um pedaço da história italiana que continua a adoçar nossas vidas”, conclui o chef do Figurate Italian Food.



bottom of page