• Viviane Campos

CONCURSO DO ESPUMANTE BRASILEIRO 2021: Cristofoli estreia com duas Medalhas de Ouro

Distinção foi concedida por um júri técnico de 45 degustadores aos Espumantes Cristofoli Perso Brut Rosé e Cristofoli Perso Moscatel


Perso do dialeto vêneto: Perdido. Mas os espumantes Cristofoli Perso Brut Rosé e Cristofoli Perso Moscatel não têm nada de perdido. Aliás, eles foram inspirados na máxima atribuída ao monge francês Dom Pérignon, estampado no rótulo: ‘Venham rápido! Estou saboreando estrelas! Beber este vinho espumante nos remete a às boas sensações e à magia das bolhas de gás carbônio que parecem estrelas no céu da nossa boca. O prazer nos leva e a gente se perde nestas sensações para depois nos encontrarmos cheios de vida e alegria! Um brinde!’. A Cristofoli Vinhos de Família, da Rota Cantinas Históricas, interior de Bento Gonçalves, brinda com borbulhas sua estreia no Concurso do Espumante Brasileiro, com a conquista de Medalhas de Ouro para ambos os espumantes.

Para o jovem enólogo Lorenzo Cristofoli (26), responsável pela elaboração dos vinhos e espumantes da família, esta conquista chegou marcando uma nova fase da vinícola. “A cultura da uva e do vinho está na família há mais de 130 anos e começou ainda na Itália. Mas podemos dizer que depois de tanto trabalho, mesmo que jovem, a vinícola está madura, colhendo os melhores frutos de toda sua trajetória. E nós, a quarta geração no Brasil, precisamos brindar com nossos clientes este reconhecimento”, comemora. A irmã Bruna (35), também enóloga e a frente da gestão da empresa, projeta um futuro borbulhante e regado a novos desafios. “Conquistar uma Medalha de Ouro no maior concurso de rótulos 100% brasileiros nos enche de orgulho e nos motiva a seguir investindo e apostando em produtos diferenciados com produção limitada”. A prima Letícia (24), responsável pela loja de vinhos, e que forma este trio de jovens empreendedores, compartilha da conquista tendo um motivo a mais para seduzir todos que visitam a Cristofoli.

O 12º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado de 13 a 15 de outubro, é uma realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Nesta edição, a maior da história, foram 424 amostras de 93 vinícolas brasileiras de seis estados, além do Distrito Federal. O concurso seguiu normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

OS ESPUMANTES

Cristofoli Perso Brut Rosé

Elaborado pelo método Charmat, este espumante se destaca pelo assemblage das uvas brancas, Chardonnay e Riesling, com a tinta Pinot Noir; esta última confere ao espumante brut um aumento de estrutura e volume de boca, além de fornecer um bouquet delicado com notas florais e de frutas vermelhas que a uva tinta enaltece. Com sua coloração em tons de rosa salmão e perlage fina e duradoura, chama atenção para um produto elegante e refrescante. Coloração rosada extremamente sutil com tons de casca de cebola acompanhada de um perlage vivo. Traz lembranças de morango e cereja mesclados às delicadas notas florais, com sutis nuances lácteos. Apresenta uma acidez refrescante, com um ótimo volume de boca proveniente da uva tinta Pinot Noir, além de apresentar ao mesmo tempo um corpo leve e com boa persistência. Destaque no retrogosto, que marca perfeitamente os aromas de frutas vermelhas.

Os Espumantes Brut no geral harmonizam com diferentes pratos facilmente, sendo muito versátil. Em especial este Brut Rosé se torna um bom companheiro de entradas e frutos do mar.

Cristofoli Perso Moscatel

Elaborado com uvas 100% moscateis, é um espumante destinado aos paladares mais delicados, destacando-se por ser suave e elegante em seus aromas florais e frutados. Chama atenção por seu perlage fino e persistente, aliado à refrescância, característica notável deste tipo de espumante. De coloração amarelho-palha muito delicada, borbulhas intensas e linda coroa. Apresenta intensas notas de flores brancas e frutas cítricas, como um espumante repleto de aromas. Delicadamente doce, tem perfeito equilíbrio com acidez refrescante, o que o torna mais convidativo para beber. Para a harmonização, priorize sempre sobremesas, pratos mais doces como frutas, mousses, sorvetes. Também pode ser facilmente degustado sozinho ou com frutas na taça.

A Vinícola

Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos finos e espumantes, a Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece nada mais, nada menos que 10 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, seguida pele Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem, Spuntino, Harmonia da Vindima, Almoço harmonizado ao ar livre, Degustação de Vinhos, além de experiências personalizadas e da visita guiada à propriedade com degustação orientada de vinhos. Para quem curte conhecimento e ações especiais com produtos exclusivos tem a Confraria Família Cristofoli.

SERVIÇO

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)

Horário de atendimento:

De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h

Sábados e feriados: das 9h30min às 18h

Domingos: das 12h às 17h

Contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247

Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br

Imagens: Divulgação