top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Complexo Gastronômico do ParkShopping oferece curso de vinhos para iniciantes


O workshop tem quatro encontros, com início em 24/8. Os participantes poderão degustar rótulos, além de saborear um pequeno jantar harmonizado ao final


O vinho conta muitas informações interessantes e sempre é possível aprender mais sobre essa bebida, que é uma das mais apreciadas do mundo. Para aproveitar ao máximo cada degustação, é importante ter um pouco de conhecimento. Isso não vale apenas para o profissional da área, o sommelier, mas, também, para quem descobriu sua paixão pelo vinho.


O melhor caminho é fazer um curso. A Dolce Far Niente, restaurante e pizzaria italiano da chef Lídia Nasser, promove o Wine Time, um workshop para os enófilos que querem aprender o básico e entender um pouco mais sobre a bebida, desde sua história até a degustação harmonizada.



Com início em 24 de agosto, serão quatro aulas ministradas às terças-feiras, no Complexo Gastronômico do ParkShopping, sempre às 19h30.

O professor será o sommelier Marcos Rachelle, referência no mercado de vinhos em Brasília, e que já atuou em vários restaurantes da cidade. Ele é instrutor e cofundador da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF), e degustador profissional com certificado nível 3 pela Wine & Spirits Education Trust (WSET), em Londres. Além disso, é autor do livro “Segredos do Vinho”.



Cada encontro terá duas horas e contará com degustação de rótulos em cada um deles. Na aula 1, em 24/8, os participantes terão a oportunidade de conhecer a história do vinho, além de aprender sobre o carvalho, ciclo da videira e tipos de uvas. Na aula 2, em 31/8, Rachelle destacará os tipos de vinificações: brancos, rosés, tintos, vinho do Porto e espumantes. Já a aula 3, em 7/9, será uma exposição sobre os principais países e regiões produtoras de vinhos do mundo, e, também, uma oportunidade para aprender sobre leitura de rótulos. Na última aula, em 14/9, o público poderá combinar perfeitamente pratos com a bebida, e aprender mais acerca de noções de harmonização (teoria e prática). Para finalizar, os alunos contarão com um pequeno jantar composto por entradas, pratos degustação e sobremesa para a parte prática.


A inscrição custa R$ 350 por pessoa e dá direito às aulas, à degustação dos rótulos e ao pequeno jantar da última aula. Os interessados devem se inscrever com antecedência pelo telefone (61) 9425-6714 (WhatsApp). As vagas são limitadas.

Curso de vinhos Wine Time – Complexo Gastronômico do ParkShopping

Quatro aulas, com início em 24/8 (terça-feira), às 19h30

Valor: R$ 350 por pessoa

Mezanino da Dolce Far Niente - Espaço Gourmet do ParkShopping, SAI/SO Área 6580, s/n, Guará


Informações e inscrições: (61) 9425-6714 (WhatsApp)


Fotos: divulgaçã

bottom of page