• Viviane Campos

Como retomar a rotina alimentar com alimentação saudável e equilíbrio após as férias



Nutricionista traz dicas para a retomada das atividades depois do período de descanso e pontua o quanto é importante ter cuidado com dietas milagrosas, sobretudo as disponíveis na Internet e nas redes sociais




As férias acabaram, as crianças voltaram para a escola e chegou a hora de retomar a rotina alimentar do dia a dia. Um caminho recomendável pelos especialistas é optar por uma alimentação mais saudável, buscar dormir melhor para o restabelecimento do corpo e ingerir bastante água. Tudo para compensar a tendência de consumo maior de carboidratos, doces e álcool no período de descanso.dável, buscar dormir melhor para o restabelecimento do corpo e ingerir bastante água. Tudo para compensar a tendência de consumo maior de carboidratos, doces e álcool no período de descanso.



A nutricionista Simone Rocha, consultora em Brasília da Rede Boali – a primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil –, aconselha que cada pessoa avalie como foi a relação entre o corpo e a alimentação nas férias. É importante recomeçar buscando equilíbrio, aceitando e trabalhando uma proposta de progredir gradativamente no sentido de melhorar a saúde e o bem-estar. “Não se culpe e nem se desespere, se você não conseguiu manter uma alimentação saudável nesse período. Está tudo bem”, pontua.


Neste primeiro momento é importante ter cuidado com as dicas de nutrição de alimentos supostamente milagrosos e dietas restritivas, sobretudo em tempos de Fake News. Segundo ela, recomendações sem sustentação científica, em geral, são nocivas e, em tese, qualquer dieta que faça a pessoa passar fome não é saudável.


Numa alimentação saudável, o consumo de todos os grupos alimentares são essenciais. Pedro Escudero, que criou as Leis da Nutrição há 70 anos atrás, estabelece os quatro pilares para uma alimentação saudável: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Logo, uma boa refeição deve ser composta pelos macronutrientes (carboidratos, proteínas e as gorduras) e os micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).


Simone separou algumas dicas para facilitar a execução da Lei de Escudeiro:


1) Ao comer fora de casa, priorize alimentos in natura. Comece pelas saladas cruas. É sempre importante incluir hortaliças nas folhagens. Todas estão recomendadas (alface, brócolis, espinafre, etc), além de palmito, tomate e frutas em geral; 2) As gorduras saudáveis, como o azeite, são uma excelente fonte de energia e ajudam a manter o corpo satisfeito por mais tempo. As oleaginosas (nozes e sementes) são outras grandes fontes de gorduras saudáveis, que podem ser adicionadas às refeições, além de serem boas fontes de proteínas vegetais; 3) Os feijões, grão de bico, ervilhas e lentilhas também são uma fonte saudável de proteína; 4) As fibras - que estão presentes nas frutas, vegetais e alimentos integrais - complementam essa qualidade da dieta; 5) Mescle proteínas de origem vegetal e animal. Consuma pescados, incluindo sardinha e salmão (alimentos ricos em ômega-3), além de carne de frango e carne vermelha magra; 6) Lembre-se de acrescentar os cereais na refeição: arroz, aveia, quinoa, trigo, entre outros. Eles não estão proibidos, mas procure dosar as quantidades e priorizar os grãos integrais.


Cardápio Boali

Diversas destas opções de alimentos estão presentes nos pratos oferecidos pela Boali e podem ser consumidos no restaurante localizado na Asa Sul ou entregues através dos aplicativos de delivery. No cardápio, é possível escolher saladas montadas com proteínas e folhas ou montar sua refeição, conforme desejar.


Os pratos variam desde saladas, bowls quentes com arroz integral vegano, tortilha integral multigrãos, crepes com granola e chips de batata doce assada. É possível também pedir sucos deliciosos e nutritivos, que vão proporcionar energia e auxiliar na digestão.


“Sabemos que alguns alimentos auxiliam na digestão e no equilíbrio da microbiota intestinal. Os sucos feitos à base de frutas e vegetais possuem propriedades antioxidantes e diuréticas e ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a diminuir a retenção de líquidos. Os sucos detoxificantes são, por outro lado, ótimas opções para tomar e substituir o lanche da tarde”, explica a nutricionista.




Um exemplo disso é a salada completa conhecida na rede como “Foco na Meta”. Ela é composta por um mix de verdes, carpaccio de salmão, cebola roxa, brócolis, pepino, mandioquinha palha e molho oriental. Esse prato sai por R$ 36,00, podendo ser consumido na loja ou entregue por delivery. Para acompanhar a salada, a casa recomenda o suco funcional de abacaxi, que é batido com hortelã e gengibre, promovendo uma melhor digestão. Este sai por R$ 14,00 (400 ml).



O arroz integral com falafel (Plant based) também é uma ótima pedida para uma alimentação saudável. Este prato é composto por um mix de arroz pérola e arroz cateto, falafel, grão-de-bico, brócolis, palmito, cenoura, granola salgada e maionese vegana. O produto sai por R$ 29,00. Um bom acompanhamento para este prato é o suco “Xô Inchaço”, composto por manga, limão, água de coco e cúrcuma, que custa R$ 16,00 (400 ml). Os valores dos produtos podem variar no serviço de delivery.





Rede Boali em Brasília

A primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil reabriu em novo espaço na 404 Sul BL A Loja 37. Hoje, é a única unidade da rede no DF, mas a expectativa é de que seja aberta pelo menos mais uma nova unidade até o início do segundo semestre.



Com opções de cardápio saudável, sucos detox e Kombuchas, o local tornou-se convidativo para quem deseja fazer refeições rápidas, saudáveis e acessíveis.


Para Marcos Baby, franqueado da Boali Asa Sul, é um prazer ofertar ao mercado produtos de qualidade e que impactam na saúde e na qualidade de vida das pessoas. “Oferecemos o que gostamos de consumir na minha casa, com a minha família. E temos ficado felizes com o feedback dos clientes”, afirma o empresário.


Sobre a Boali – É a primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil. Uma marca 100% brasileira com a proposta de promover experiências saborosas oferecendo refeições preparadas com carinho. O propósito da rede é transformar hábitos e fazer o bem por meio da comida, priorizando o uso de ingredientes exclusivos, frescos, e que respeitam o meio ambiente.


Com uma linha de produtos composta por saladas, wraps, bowls, crepes, chás orgânicos, açaí e sucos naturais, além de sobremesas funcionais como cookies e brownies sem glúten e sem lactose, a rede é fornecedora oficial da “BOALImentação” dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, buscando sempre promover o esporte e a qualidade de vida. Atualmente, é líder em Alimentação Saudável, com mais de 60 lojas em 14 estados do Brasil.


SERVIÇO:

Boali – Asa Sul

Endereço: 404 Sul BL A Loja 37 - Asa Sul Brasília-DF Delivery: https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/10944/menu

Contato: WhatsApp: 61 98105-0187 / Fixo 3256-9412 Acesse: https://boali.com.br/boalinks/brasilia-asa-sul/

Instagram: https://www.instagram.com/boali_brasilia/ Site: https://boali.com.br/ Fotos: divulgação