top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Como guardar os alimentos para conservá-los por mais tempo

Potes de vidro e fruteiras ajudam a manter as características e qualidade dos mantimentos, e deixam o ambiente organizado e limpo A organização e a higiene dos alimentos ganhou muito mais atenção nos lares ao longo dos últimos meses. Ao chegar em casa do mercado, tornou-se um hábito lavar os itens e também suas embalagens. Para tornar esse novo dia-a-dia mais seguro, organizado e prático, alguns utensílios são grandes aliados. É o caso dos potes de vidro, que além de conservarem melhor os alimentos, preservando o seu sabor e textura, deixam a cozinha mais arrumada e facilitam a limpeza do local.   Com diferentes tamanhos, eles podem armazenar desde alimentos secos, como arroz, leguminosas, massas, biscoitos e cereais, até líquidos, como sucos, e lácteos, como queijos e iogurtes. Os recipientes dispensam a necessidade de guardar os mantimentos em suas embalagens originais, garantindo maior segurança na hora das refeições. Para esse tipo de armazenamento, os potes de vidro da linha Purezza da Tramontina com tampa de aço inox são ideais.  Neste ano, a marca lançou um dispositivo de vedação absoluta inovador. É só apertar o botão para fechar e pronto: o sabor dos alimentos duram muito mais, retardando a perda de nutrientes e das demais propriedades originais de cada ingrediente. Eles são produzidos em vidro borosilicato, material altamente resistente e que deixa mais fácil visualizar os biscoitos, cereais e doces guardados nele.



Potes Purezza com tampa de inox, disponíveis em vários tamanhos (Divulgação / Tramontina)

Além disso, em época de home office e aulas remotas, esses recipientes também podem ser utilizados no espaço reservado para o trabalho e estudo, deixando mais à mão lanches como frutas secas, oleaginosas e biscoitos, sem deixar a mesa bagunçada. Para esse ambiente, os potes de vidro da linha Purezza com tampa plástica funcionam muito bem, levando praticidade e design para compor esses espaços. A versão em plástico também possui o dispositivo de vedação absoluta, conservando os lanchinhos.

Potes Purezza com tampa de plástico (Divulgação / Tramontina) Algumas dicas de como guardar seus suprimentos de forma segura em potes de vidro:   - Ao chegar do mercado, passe um pano úmido com álcool gel 70% nas embalagens; - Mantenha os potes de vidro limpos e prontos para receber os seus alimentos; - Se não tiver certeza de que eles estão plenamente secos após lavá-los, guarde-os sem tampa até que sejam utilizados; - No pote de vidro, guarde alimentos secos como arroz, leguminosas, massas, milho de pipoca , oleaginosas e cereais, dispensando as embalagens. Os vidros também são ideais para todos os tipos de farinha. - Colocar na despensa, armários ou gavetas da cozinha, para evitar luz em excesso;  - Coloque alimentos que precisam ser resfriados na geladeira nos potes de vidro e sem a embalagem, como queijos e embutidos, melhorando a sua conservação.  Outro acessório que auxilia no armazenamento é a fruteira. Prática e segura, essa peça proporciona melhor aproveitamento do espaço pela sua orientação vertical e mobilidade das rodinhas. 

Fruteira sem estante no topo (Divulgação / Tramontina) Confira dicas de como armazenar frutas e legumes em fruteiras: 

  • Ao chegar do mercado, lavar as frutas com água e sabão, ou produtos de higienização indicados; 

  • Colocar na fruteira frutas e legumes que gostem de locais frescos e arejados;

  • Mesmo lavando os alimentos antes de armazená-los na fruteira, é indicado passar uma água neles antes do consumo, pois podem ter sido expostos a bactérias e outros micróbios durante esse período;

  • Abacate, abacaxi, banana, figos, maçã, mamão, manga, melão, pêra, pimentão, tomate, uvas, batata, alho e cebola são alguns dos alimentos que podem ser armazenados fora da geladeira; 

  • As bananas devem ficar separadas de outros alimentos; 

  • Cebolas e alhos podem ficar juntos, e em uma parte com menor incidência de luz;

  • As batatas devem ficar separadas de outros alimentos, e também em uma parte com menor incidência de luz; 

Fruteiras com e sem estante no topo (Divulgação / Tramontina) As fruteiras da linha Utilínea da Tramontina possuem três cestos, oferecendo recipientes separados para organizar e dispor frutas e legumes. Elas são fabricada em dois modelos, com e sem estante no topo, que serve de apoio para outros alimentos e utensílios. Produzidos em madeira Teca de reflorestamento, esses produtos são certificados pelo Conselho de Manejo Florestal – FSC.     


Fonte: Tramontina

bottom of page