top of page
Foto do escritorViviane Campos

Comida di Buteco revela campeão do DF e dá início à etapa nacional

Butecos de Taguatinga, Águas Claras e Paranoá se destacaram na competição que reuniu 42 bares de várias regiões da capital


 Foto: Raphael Ribeiro


O Distrito Federal já tem o seu campeão! O Destilaria Beer, de Taguatinga Sul, que  apresentou o delicioso bolinho de costela com molho de goiabada, representará o DF na etapa nacional do Comida di Buteco. A disputa foi acirrada: 42 bares do Distrito Federal concorreram ao título de melhor Buteco do DF. Durante a competição, público e jurados analisaram os petiscos, a higiene do local, a temperatura das bebidas e o atendimento.  



 O Destilaria Beer participa do Concurso desde 2019 e, de acordo com o sócio-proprietário do local, Odair Leite do Nascimento, por saber que se trata de uma competição entre estabelecimentos de altíssima qualidade, ele não esperava ganhar. “Além de uma realização pessoal, ganhar o prêmio foi muito importante para toda a equipe. Agora temos que nos organizar, porque fazer a fama é fácil- difícil mesmo é manter”, pondera.



 Já a segunda colocação ficou com Boteco Véio Chico, de Águas Claras. A casa apresentou o petisco Capitão da Dona Chica, que era bolinho baião de dois, acompanhado de carne de sol e purê de abóbora. O terceiro lugar ficou com os novatos no concurso Trem Bão do Paranoá, que conquistaram o público com o "Coxela", uma porção de coxinha sem massa, feita de costela com requeijão.  



O petisco Combinado Piauiense da Embaixada do Piauí, na Asa Sul, conquistou o 4o lugar. O prato consiste em um cuscuz de milho, fava cozida ao leite de coco e carne de sol. O veterano GamBar ficou em 5o com o petisco Eisbein Candango - Joelho de porco defumado à lenha com sal grosso, cozido no vinho branco e pururucado com banha da casa, ornado com farofinha de repolho roxo e molho maranga das Irmãs Alvim.



Agora, jurados de todo o Brasil percorrerão todas as regiões do país para eleger o melhor buteco do Brasil. A final vai ser no mês de julho em São Paulo. Agora é só torcer para o DF levar este prêmio. E, se depender da vontade de Odair, o prêmio já é deles. “Eu estou bem otimista e esperançoso para a etapa nacional. Tenho certeza de que ficaremos pelo menos entre os três primeiros”, projeta.  



 Tradição  



 O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos botecos espontâneos e tradicionais. Desde 2016 elege o melhor boteco do país, no entanto, mais do que um concurso já é considerado um movimento tradicional que acontece simultaneamente de norte a sul do Brasil.  



 A edição de 2024 trouxe um número maior de participantes. Foram mais de 1100 butecos na disputa, em mais de 40 municípios, distribuídos em todas as regiões do país.



 Serviço  



Patrocinadores em Brasília 


Cerveja Oficial: AMSTEL  


Apresentador: PIRAQUÊ  


Patrocinadores: Coca Cola e Assaí Atacadista  


Banco Oficial: Santander/Getnet  


Apoiadores: Zero Cal, McCain, Chandon, Sebrae DF  


Apoiadores Institucionais: Sympla, Abrasel, Iesb, Setur, Boxnet, NEOOH  


Promoção: Globo Bsb  

Comments


bottom of page