top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Comfort food: comidas que alimentam a alma


Nutricionista do Oba Hortifruti explica como os alimentos podem estar associados a lembranças especiais e ensina o passo a passo de receitas com sabor de infância: geleia caseira de morango, bolo de fubá com coco e bolinho de chuva


Alguns alimentos nutrem além das células. Eles remetem a memórias de bons momentos, proporcionam prazer durante a refeição e trazem sensação de carinho quando consumidos.


Se você já provou um prato e se lembrou de uma situação marcante da infância ou de uma pessoa querida, você experimentou o fenômeno das “comfort foods” (em tradução livre “comidas de conforto”) – uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço à mesa.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, essa linha de “comida afetiva” geralmente está relacionada a preparações simples e feitas com alimentos de características regionais ou culturais de cada família, que as pessoas comiam quando eram crianças e que eram preparados por pessoas próximas, como mães, avós e tias. Essa relação entre as lembranças e os aromas e sabores, também é chamada pelos especialistas de memória gustativa/olfativa.


“Nosso paladar e nosso olfato são sentidos muitos ligados à memória e às emoções. Por essa razão, eles fazem parte das lembranças que temos de muitas ocasiões, como o cheiro da comida sendo preparada pela avó, o aroma do bolo crescendo no forno ou o sabor do prato preferido da família para as comemorações. O mesmo é válido para as situações negativas que tivemos com algum alimento, o gosto e a circunstância da experiência ruim também permanecem”, explica Renata. 


E existe até comprovação científica de que as comfort food têm o poder de melhorar o humor e a reduzir os sintomas de estresse!* Entretanto, segundo a especialista do Oba Hortifruti, vale ressaltar que mesmo que se siga fielmente a receita original e tente experimentar opções parecidas ou preparadas por outras pessoas que não as que temos na recordação, o prato até pode estar muito saboroso, mas nunca terá o mesmo efeito em relação à expectativa que surge quando associamos determinado alimento a uma lembrança.

“Isso ocorre porque existe todo um contexto emocional envolvido na situação que marcou a memória que não é possível recriar. Muitas vezes não é “qualquer bolo de fubá”, mas “o bolo de fubá que só aquela pessoa sabe fazer”, complementa.


Ainda assim, é sempre uma boa ideia tentar trazer sensações nostálgicas e emoções positivas para a alimentação. E para quem quiser uma aventura especial na cozinha, Renata ensina o passo a passo de três receitas com gostinho de infância: geleia caseira de morango, bolo de fubá com coco e bolinho de chuva.



GELEIA DE MORANGO


500g de morangos maduros

1 xícara de chá de açúcar refinado

Suco de 1 limão


Preparo:

1) Corte os morangos ao meio e leve todos os ingredientes para uma panela.

2) Cozinhe em fogo baixo, mexendo delicadamente, sem deixar a mistura grudar, até que fique em consistência de geleia mais mole.

3) Quando esfriar, a geleia ficará mais consistente. Cuidado para não cozinhar demais e obter uma geleia muito dura quando fria.



BOLO DE FUBÁ COM COCO


3 ovos

120 mL de óleo de girassol

240 mL de leite

1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de fubá

½ xícara de chá de coco seco ralado

1 col de sopa de fermento em pó


Preparo:

1) Bata no liquidificador os ovos e o óleo.

2) Em uma vasilha grande, misture o açúcar, o trigo e o fubá, peneirados.

3) Acrescente a mistura do liquidificador e mexa bem.

4) Acrescente então o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente, apenas para incorporar os últimos ingredientes à massa.

5) Leve a massa para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos.



BOLINHO DE CHUVA


2 ovos

1 xícara de farinha de trigo peneirada

120mL de leite

2 col de sopa de açúcar refinado

1 col de sopa de fermento em pó

3 col de sopa de açúcar refinado para enrolar

1 col de sopa de canela em pó para enrolar

Óleo suficiente para fritar


Preparo:


1) Em uma vasilha, misture os ovos e o açúcar e bata com a ajuda de um batedor/fouet.

2) Acrescente o trigo aos poucos, até formar uma massa parecida com a de bolo.

3) Junte então o fermento e mexa delicadamente apenas para incorporar à massa.

4) Aqueça o óleo e coloque colheradas de massa para fritar.

5) Misture o açúcar e a canela e enrole cada bolinho após frito.

Estudos mencionados*

Comfort Foods: An Exploratory Journey into the Social and Emotional Significance of Food». Food and Foodways. 13: 273–97. 2005.

Chronic stress and comfort foods: Self-medication and abdominal obesity». Brain, Behavior, and Immunity. 19: 275–80. 2005.


Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Com mais de 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Siga o ObaHortifruti

NOSSAS LOJAS

ü 212 Sul

ü 105 Sul

ü Sudoeste (CLSW 302)

ü 306 Norte

ü 209 Norte

ü Lago Sul (QI 9)

ü Lago Sul (SMDB Cj. 12)

ü Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

ü Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

ü Vicente Pires

bottom of page