top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Com qual brindar? Vinhos Chardonnay produzidos em climas frios ou quentes? A escolha é sua!

Sommelière da Wine esclarece porque há exemplares elaborados com a mais popular das uvas brancas que são mais leves e adocicados e outros que são mais ácidos e encorpados 



 No mundo dos vinhos, a Chardonnay é provavelmente uma das uvas brancas mais valorizadas pelos produtores e consumidores, graças à sua adaptabilidade em diferentes terroirs e a sua capacidade de dar vida a excelentes vinhos nos mais diversos climas. Além disso, permite a aplicação de uma ampla variedade de técnicas de vinificação e de amadurecimento para produzir desde vinhos jovens e descomplicados até exemplares mais encorpados, após meses de amadurecimento. Não é à toa que é a rainha das uvas brancas e tem um dia especialmente só para ela: o Dia Internacional da Chardonnay, celebrado em 24 de maio.


“Muitos fatores influenciam no resultado final da produção de um vinho, mas sempre cabe uma atenção crucial ao terroir, em especial sobre sua relação com o clima. No caso da Chardonnay, por exemplo, um vinho elaborado com a colheita de uvas cultivadas numa região com um clima frio apresentará uma composição de aroma, sabor e corpo totalmente diferentes do que se fosse desenvolvido com frutas que amadurecem num local de temperaturas altas”, esclarece Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. 


As diferenças entre um Chardonnay de clima quente e um de clima frio


Para diferenciar as influências do clima na produção de vinhos, primeiro vale reforçar que regiões de clima frio são aquelas em que a temperatura média durante as estações primavera e verão, período em que geralmente ocorre o crescimento das uvas, fica em torno de 16,5°C. Já as regiões de clima quente são aquelas em que a temperatura média nesse período é superior a 21ºC.


“Diversos elementos impactam a viticultura, entre eles, umidade, oscilação de temperatura diária, solo, hidrografia, massas de ar, inclinação do terreno, altitude, presença de nuvens, nevoeiros, neblinas e barreiras naturais. O fator clima, assim como os demais fatores, é de suma importância para entender a adaptação da uva em seu terroir. No geral, a presença de temperaturas baixas durante a maturação faz com que as uvas tenham uma acidez elevada e um teor menor de açúcar. Em contrapartida, em terroirs de temperaturas altas, apresentam maior concentração de açúcares e menos acidez”, orienta Thamirys.


O que esperar de um vinho Chardonnay de clima frio?


Um Chardonnay de clima frio tende a ter uma acidez mais elevada, maior frescor e um corpo entre ligeiro e médio, além de notas de frutas cítricas frescas, frutas verdes como pera e maçã ou notas minerais. 

Veja a seguir dois exemplos de vinhos produzidos com a uva Chardonnay cultivada em clima frio:


Atrevida Chardonnay 2021 - As uvas Chardonnay utilizadas neste exemplar são provenientes do vinhedo de alta atitude El President, Mendoza, desenvolvido em 1998 aos pés da imponente Cordilheira dos Andes. A grande incidência solar, temperaturas amenas durante o dia, somada às noites frias desta região de alta altitude, garantem uma excelente maturação de uvas que geram vinhos expressivos e refrescantes. É um exemplar que traz notas de frutas verdes como maçã e pêra, frutas cítricas e um sutil sabor mineral. Trata-se de um Chardonnay elegante, fresco e com muita personalidade que recebeu 92 pontos James Suckling.


Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Chardonnay 2021 - Este é um Chardonnay proveniente do Fundo Lomas de Leyda, Valle de Leyda, Chile em vinhas com mais de 25 anos. É um rótulo que ficou 9 meses em barricas de carvalho francês em processo de bâtonnage, uma técnica que consiste em movimentar as borras no recipiente para deixá-las em suspensão no líquido durante um tempo para agregar maior complexidade e cremosidade ao vinho. O Sibaris Gran Reserva apresenta notas de frutas cítricas, frutas verdes, toque de mel proveniente do tempo em barrica e expressiva mineralidade. Certamente é um exemplar fantástico com elegância, presença, complexidade com final longo e agradável.


O que esperar de um vinho Chardonnay de clima quente?


Um vinho Chardonnay de clima quente geralmente exibe maior volume, um corpo entre médio a encorpado, acidez média e maior concentração de açúcares naturais da uva. Pode também trazer notas marcantes de frutas tropicais como abacaxi, de frutas de caroços expressivos como o pêssego ou notas de frutas mais maduras. Vale observar que, devido à maior concentração de açúcares, são vinhos que podem destacar um teor alcoólico mais elevado. 

Para conhecer os vinhos Chardonnay produzidos em regiões de clima quente, confira duas sugestões:


The Vinecrafter Western Cape Chardonnay 2021 -  A série Vinecrafter expõe a arte da vinificação como um ofício que combina os melhores elementos da África do Sul: sua terra fértil e clima multifacetado, que gera uvas expressivas por meio de técnicas inovadoras de produção. Como resultado, produz vinhos ousados e frutados com caráter temperado, elegante e estruturado. Elaborado em Western Cape, a maior região produtora de vinho da África do Sul, este Chardonnay é um vinho vibrante, com notas de flor de laranjeira, pêra e abacaxi. Sem dúvida, uma experiência memorável e refrescante.


Dark Horse Chardonnay 2019 - Produzido com uvas provenientes de colheita noturna para preservar o frescor, este Chardonnay destaca a relevância desta uva branca nos terroirs californianos de temperaturas mais elevadas e apresenta um estilo moderno e ousado. Com breve passagem por barricas de carvalho francês e americano para agregar maior volume, é um vinho que traz notas de tosta e baunilha, sem perder as características naturais de frutas tropicais maduras como o abacaxi e frutas de caroço como damasco. É um vinho volumoso no paladar e repleto de personalidade.


Para decidir qual é o seu estilo de Chardonnay favorito, se são os de clima frio ou os de clima quente, a dica de ouro é conferir a seleção especial de vinhos Chardonnay da Wine.com.br e escolher um para chamar de seu. Tim-tim!


Sobre a Wine


A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação

bottom of page