• Viviane Campos

Com foco em sustentabilidade no campo, Salton promove o evento Ciclos & Vinhas

Evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho na sede da vinícola, na Serra Gaúcha

 

 



Apresentar as novidades do setor para viticultores e compartilhar informações relevantes e atualizadas do cultivo da uva são alguns dos objetivos da primeira edição do evento Ciclos & Vinhas: Semeando a Sustentabilidade, que será realizado pela Família Salton na próxima semana. O evento ocorre na sede da vinícola, em Bento Gonçalves, nos dias 28 e 29 de junho, e é destinado tanto aos viticultores parceiros da marca, como aos agricultores em geral da região, além de estudantes e pesquisadores.

 

Na programação, há palestras conduzidas por instituições apoiadoras da iniciativa, como a Embrapa Uva & Vinho, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), e também pelo diretor-presidente da vinícola, Maurício Salton. Tecnologias para o desenvolvimento de uma viticultura sustentável e a Jornada Sustentável da Salton são alguns dos temas que serão abordados. Além das palestras, uma mostra técnica com 15 empresas especializadas em agricultura ocorrerá em meios aos vinhedos da Salton, em frente à vinícola.

 

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimento, somando esforços com outras iniciativas já realizadas no setor vitivinícola, potencializando assim o alcance do tema sustentabilidade a nossos principais parceiros. Com o apoio de importantes instituições e de outras empresas especializadas em agricultura, além de apresentar novas técnicas e tecnologias, esperamos inspirar um cultivo e manejo de uvas que gere cada vez menos impacto ao meio-ambiente”, explica Maurício Salton.

 

Família Salton e Sustentabilidade

 

Sustentabilidade na vitivinicultura é um tema levado a sério pela Salton, que assumiu o compromisso de se tornar carbono neutra até 2030. A partir de seu Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento, a companhia unificou projetos, alguns com mais de 10 anos, envolvendo o tema em todos os elos de sua cadeia produtiva.

Nos vinhedos próprios da Salton na Campanha Gaúcha, por exemplo, foi registrada a redução de 99% no uso de herbicidas na última safra. A queda é resultado de um estudo sobre o bioma Pampa realizado em parceria com a UFSM. Por meio dessa iniciativa, a vinícola passou a intensificar o uso de técnicas naturais para o controle de pragas. Desta forma, cada vez mais, passa a ser desnecessário o uso de herbicidas em seus vinhedos. Também por meio dos indicadores apontados pelo estudo, a empresa protege as áreas de preservação dentro de sua propriedade, reduzindo drasticamente o impacto sobre fauna e flora nativas.

 

Outro dado interessante é que em junho desse ano, a empresa apresentou os resultados de uma iniciativa inédita: o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor vitivinícola nacional. A Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pelo estudo, identificou os impactos da vinícola, permitindo a criação de estratégias e mapeando as melhores práticas para que a companhia possa reduzir suas emissões. Os parâmetros utilizados nessa iniciativa são reconhecidos internacionalmente e, até então, não há registros de outros dados nacionais do setor nessa metodologia.

Programação:

28/06 (terça-feira)

08h00 – recepção*

08h15 – abertura*

08h20 – panorama Salton*

08h50 – vídeo Viticultura nos Estados Unidos - Prof. Gustavo Brunetto – UFSM*

09h00 – palestra Tecnologias para o desenvolvimento de uma viticultura sustentável - Marcos Botton – Embrapa Uva e Vinho*

9h30 – mostra técnica [15 empresas especializadas em agricultura]

14h00 – palestra Sistemas de Monitoramento de Doenças - Haroldo Tonetto – JAHDE

14h30 – palestra Uma Jornada Sustentável dos Vinhedos à Vinícola - Maurício Salton – Família Salton

15h00 – palestra Tecnologia de aplicação para o manejo sustentável da videira - Prof. Otávio Machado – IFRS Bento Gonçalves

15h30 - mostra técnica [15 empresas especializadas em agricultura]

17h30 – encerramento

 

29/06 (quarta-feira)

08h00 – recepção*

08h15 – abertura*

08h20 – panorama Salton*

08h50 – vídeo Viticultura nos Estados Unidos - Prof. Gustavo Brunetto – UFSM*

09h00 – palestra Tecnologias para o desenvolvimento de uma viticultura sustentável - Marcos Botton – Embrapa Uva e Vinho*

9h30 – mostra técnica [15 empresas especializadas em agricultura]

 

* exclusivo aos produtores parceiros.

Sobre a Salton

A vinícola é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos.

 

Com 111 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.


Foto: divulgação