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  • Foto do escritorViviane Campos

Clubes de vinhos: a "mania" charmosa que conquistou o consumidor brasileiro

Por Leonardo Curra*


Fazer parte de um clube de vinhos torna o consumidor um apreciador de rótulos exclusivos e virou diferencial de público no Brasil. Um dos motivos dessa “mania” charmosa foi a busca por uma maior qualidade da bebida e a vontade de ser surpreendido, mês a mês, pela escolha especial de sommeliers ou grandes marcas.



É verdade que a pandemia impulsionou esse comportamento: o consumo de vinho cresceu bastante no país. No caso do Clube Vinhos Nacionais, em 2020, observamos altas de 30% ao mês. Mas, agora, passada essa onda, grande parte dos sócios continua ativa e demonstra que essa novidade vem mudando a relação dos tomadores de vinho com a bebida e o mercado corresponde a essa realidade. Os clubes de vinhos têm diferentes origens e motivações de surgimento e englobam produtos que se adequam a especificidades para atender os mais variados gostos. Um dos ícones do segmento é a The Wine, serviço pioneiro de assinatura de bebidas que, de uma certa forma, nos inspirou no modelo de negócio, e há também a Grand Cru que, da mesma forma, tem um clube renomado. Só que, no nosso caso, inovamos com pequenos produtores brasileiros e apresentamos ao mercado vinícolas boutiques com alto nível de qualidade que ofertam vinhos mais raros. Assim, atendemos um nicho importante que se desenvolve com força no território: somos o primeiro clube de vinhos 100% brasileiro.


Começamos com a loja física e a ideia do clube tomou forma em 2019 movidos pelo intuito de chegar em outras regiões, especialmente sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, enviando o produto para pessoas distantes geograficamente, mas que são sedentas pelas raridades da viticultura. Portanto, entregar uma fina curadoria de vinhos para um circuito seleto nas mais diversas regiões é um trabalho interessante e estimulante, que mensalmente se renova.Vale mencionar que, independentemente do clube de vinhos, esse comércio coloca em operação um fenômeno de divulgação muito direta sobre a exclusividade dos produtos, que é a indicação do serviço, principalmente, entre amigos.


Trata-se de um mercado mais exigente, que quer descobrir novos rótulos, já teve boas experiências, é um conhecedor da bebida e, por isso, quer provar sabores únicos. Tratam-se de clientes atentos a toda a cadeia de atendimento (da embalagem à logística) que querem degustar um sabor magnífico. Eles têm uma curiosidade fora da média e nosso papel é facilitar o acesso aos seus desejos com as melhores novidades. 


*Por Leonardo Curra, CEO do Clube Vinhos

Nacionais 


Sobre a loja Vinhos Nacionais:


A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.


Foto: divulgação

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