• Viviane Campos

Circuito do Vinho: roteiro com experiências inéditas e exclusivas em 14 vinícolas no Sul


Wine South America lança programa inédito inspirado em evento italiano * Roteiro traz experiências exclusivas em vinícolas boutiques e tradicionais

Inspirada na Vinitaly and The City, que acontece nos arredores de Verona (Itália) - onde os melhores vinhos são apresentados em um circuito com temas específicos, valorizando a cultura e a gastronomia de cada local -, a Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, promove pela primeira vez no Brasil o Circuito do Vinho, um roteiro de experiências exclusivas em vinícolas boutiques e tradicionais da Serra Gaúcha (RS).




Durante seis dias - entre 20 e 26 de setembro - grupos pequenos de visitantes poderão participar de degustações premium, masterclasses, almoços e jantares harmonizados, passeios vintage de trem e wine tucs, além de outras atividades exclusivamente preparadas para o Circuito do Vinho pelas 14 vinícolas que integram o roteiro.

"A experiência proporcionada pelo Circuito do Vinho ao participante será única. O turista não conseguiria vivenciar essas atividades de forma individual, como conversar com pequenos produtores que se dedicam o ano inteiro na produção das uvas. A programação foi toda desenvolvida para os apreciadores de vinhos que desejam conhecer de maneira exclusiva a maior região produtora de vinhos do Brasil", explica Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.

O Circuito do Vinho passará pelas cidades Alto Feliz, Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas), Garibaldi, Pinto Bandeira, Flores da Cunha e Farroupilha. As vinícolas visitadas durante os seis dias do Circuito são: Don Guerino, Miolo, Casa Valduga, Pizzato, Cainelli, Cristofoli, Garibaldi, Aurora, Don Giovanni, Luiz Argenta, Salvattore, Viapiana, Casa Perini e Lídio Carraro.

Enoturismo e Negócios


Desenvolvido em parceria com a Giordani Turismo e Eventos, o Circuito do Vinho ocorre em uma região composta por dezenas de vinícolas e atrativos que têm no enoturismo sua principal fonte de renda.

O adiamento das feiras tradicionais compromete toda uma cadeia de hotéis, restaurantes e passeios turísticos. “Iniciativas como o Circuito do Vinho tem o importante papel de fornecer atrações seguras para os visitantes e gerar fluxo para estabelecimentos", destaca Gabrielle Signor Rodrigues, gerente de relacionamento da Giordani Turismo.

Para Rodrigo Parisotto, secretário de Turismo de Bento Gonçalves, o projeto demonstra a capacidade da Wine South America tem para criar alternativas e inovar em um contexto atípico como o da pandemia. “O Circuito do Vinho posiciona ainda mais a região como referência no enoturismo do Brasil e consolida o papel da WSA como o principal evento de vinhos da América Latina, fomentando negócios para toda a cadeia do segmento."

O novo roteiro chega em um momento em que o setor comemora índices de crescimento, lembra Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra): "Programas que apresentam o vinho nacional aos consumidores são extremamente positivos, principalmente em um período como o que vivemos. Sabemos que a pandemia e os novos hábitos de consumo influenciaram na descoberta do vinho elaborado no Brasil”.


*As vagas para o Circuito do Vinho são limitadas. O grupo de visitantes terá número reduzido e a programação obedecerá a protocolos rígidos de segurança.

Circuito do Vinho - Wine South America e Giordani Turismo | 1ª edição Quando: 20 a 26 de setembro de 2021 O que contempla: 6 noites de hospedagem (com café da manhã), 14 vinícolas em 6 cidades, Maria Fumaça e Parque Cultural Epopeia Italiana. Valor: a partir de R$ 5.370 por pessoa. As vagas são limitadas. Informações e reservas: Telefone: (54) 3455-2788 WhatsApp: (54) 99683-9928 Site: www.giordaniturismo.com.br

www.winesa.com.br | @winesouthamerica