• Viviane Campos

Chefs Diego Badra do Conca convida Ana Paula Boquadi

Os chefs Diego Badra e Ana Paula Boquadi se unem na criação de um menu de 7 etapas a ser apresentado no Conca nos dias 9 e 10 de agosto. 




Um dos objetivos é presentear a agro-extrativista Madalena Soares com maquinário para facilitar a extração do Baru, parte da renda do jantar será revertida para compra da ferramenta. 


A importância dessa iniciativa é mostrar um olhar mais profundo sobre as dificuldades de beneficiar os frutos, que até então a nossa homenageada faz de forma muito rústica e artesanal, a tecnologia oferecida tornará sua produção mais efetiva e com mais qualidade no trabalho.  


A pesquisa dos chefs sobre os produtos do Cerrado e seu uso na gastronomia moderna os levou a esta amizade frutífera. 


Ana Paula homenageia Madalena em sua interpretação Cerratense desde a confeitaria à cozinha quente. Diversas pesquisas nas texturas e sabores do Baru tornou Madalena como uma de suas fornecedoras mais importantes.


Diego buscou pimenta de macaco e Baru no Ceasa e o brilho de Madalena virou um encantamento imediato. Quando foi gravar seu programa televisivo “Cozinha do Cerrado” escolheu a casa da extrativista para conhecer seu trabalho de exploração sustentável do Baru que inclui até conversas com as Araras. 


“Ela contou que quando o Baru estava pronto para colheita as araras traziam sementes até a sua porta e ela já sabia o que fazer”, afirma o chef que acabou gravando 3 episódios com a Madalena que podem ser vistos no YouTube. 


Ele pode ver o método de abertura no Baru, uma forma dura e cansativa com uso de machado e em posições exaustivas. Esta realidade pode ser mudada com a aquisição de um maquinário simples para a quebra da dura casca que acolhe o fruto. O jantar vai resultar na compra deste equipamento. 





O trabalho artesanal do extrativista é muito interessante enquanto resguardo destas tecnologias antigas, mas precisamos preservar as pessoas deste cansaço com a tecnologia moderna que gera qualidade de vida e maior retorno financeiro para as comunidades extrativistas. Não podemos romantizar a dificuldade física”, afirma Ana Paula.


O menu traz 7 etapas que incluem opções totalmente veganas e opções tradicionais.


Entre elas, a etapa do “Isso não é um Acarajé “ prato inspirado na técnica aplicada ao feitio de acarajé.


A chef Ana Boquadi valoriza essa tradição e estuda as texturas e técnicas ancestrais aplicadas ao baru, que é frito no dendê de pilão da Bahia.


O chef Diego Badra traz para esse prato o picles de quiabo, emulsão de dendê e geleia de pimenta cumari.


A última etapa será uma sobremesa com alguns frutos do Cerrado, firmando a troca de experiências e estudos dos chefs com a elaboração de uma experiência única.


Serviço:

Conca convida chef Ana Boquadi

Dias 09 e 10 de agosto, a partir das 19h30

Local: Conca Cozinha Original- CLN 413 Bloco E

Reservas: https://linktr.ee/concacozinhaoriginal

Telefone: 99130-8558


Créditos das fotos: @nstephanfotografia