• Viviane Campos

Chef Marco Espinoza participa do programa Cozinha Prática com Rita Lobo


O premiado chef Marco Espinoza foi uma das atrações do programa Cozinha Prática com Rita Lobo, no canal GNT, nesta segunda-feira, 25 de outubro. Em Brasília, Espinoza comanda a cozinha dos restaurantes Cantón, Sagrado Mar e Taypá. O chef ensinou a preparar um Ceviche Clássico, prato que pode ser degustado em algumas casas de sua assinatura aqui, no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Sobre o chef Marco Espinoza

O chef peruano Marco Espinoza é um expoente da nova gastronomia no Brasil ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas de preparo. Comanda o Taypá, em Brasília, eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo pelo jornal Diario el Comercio, do Peru. Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá. Em 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito Bib Gourmand), nos bairros cariocas de Botafogo, Laranjeiras e Tijuca, além da unidade de Niterói. O chef comanda também o El Chaco Parrilla, com endereços em São Paulo e Rio de Janeiro; o Cantón, no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo; e o Sagrado Mar, também em Brasília, ao lado dos seus sócios no Taypá.

Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017. Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.


Foto: divulgação