• Viviane Campos

Chef Marco Espinoza inaugura Cantón Peruvian & Chinese Food no Brasília Shopping

Restaurante carioca especializado em gastronomia chifa abre as portas nesta segunda-feira, 28


Novidade em Brasília. O premiado chef Marco Espinoza (Taypá e Sagrado Mar) inaugura o seu terceiro empreendimento na capital. O Cantón Peruvian & Chinese Food abre as portas no Brasília Shopping nesta segunda-feira, dia 28, no almoço, na Praça de Alimentação, no espaço antes ocupado pelo italiano Così.


O restaurante possui influências gastronômicas peruanas e chinesas e atuava desde o fim de 2020 em sistema delivery no Rio de Janeiro. Este ano, acaba de abrir as portas do seu primeiro endereço físico, com 180m² e capacidade para 46 pessoas no icônico bairro de Copacabana, bem próximo ao luxuoso hotel Copacabana Palace. O projeto arquitetônico fica a cargo do renomado arquiteto peruano Cesar Lee, também à frente do recém-inaugurado local carioca.








O menu possui elementos da gastronomia chifa, culinária que mistura ingredientes e técnicas peruanas e chinesas, muito popular no Peru. Entre as opções, entradas e petiscos como Wontons fritos (recheados com frango e porco, com toque cantonês e molho de tamarindo); Rolinhos Primavera (rolinhos fritos recheados com carne e vegetais acompanhados de molho de tamarindo); Jian Bao (pão torrado e cozido no vapor, recheado com porco assado cantonês, vegetais na wok, acompanhado de molho hoisin frutado); Pato Pequim Especial (meio pato assado com molho de soja e mel, acompanhado de mandarim pancakes, salada de pepino com molho de alho e óleo apimentado).




As Chaufas (arroz frito chinês na wok) ganham destaque em sabores variados, como Frango, Vegan, Del Asador (com porco e pato assados) e Diabo (frango, camarão, ovo, legumes e pimenta). Os Macarrões ao Wok também são protagonistas em diversas versões com carnes, frango, vegetais e frutos do mar.





Entre os pratos especiais, Polvo Tausí (polvo ao wok com legumes e molho cantonês à base de tausí e chili sechuan, acompanhado de batatas fritas rústicas e picles de cinco sabores); Lomo Chifa (filé mignon com legumes e molhos orientais/peruanos, acompanhados de batata frita e arroz frito Cantón); Camarão e Lula Chifa (com legumes e molho picante de curry, acompanhado de arroz de abacaxi e amêndoas); Atum Kayten (atum ao panko com cogumelos, tonku e vegetais ao wok com molho de vinho de arroz, tausí e gengibre, acompanhado de arroz frito Cantón).


De sobremesa, Chocolate e Laranja (bolo quente de chocolate com molho inglês de gengibre e sorvete de laranja) e Vanila Ice Bao (bao frito recheado de sorvete de baunilha, creme de chocolate branco, lichia e manga).


O Menu Executivo, disponível de segunda a sexta-feira, no almoço, possui duas opções: Entrada + prato principal, R$ 58,00, ou Prato Principal, R$ 49,00.




A carta de drinques é assinada pelo peruano Cesar Diaz, barman da marca Cantón, e possui opções clássicas e autorais, como Pisco Sour, Negroni e Aperol Spritz. Entre as criações exclusivas, Passion Lychee (vodka, lichia, cramberry e xarope de hibiscus); Fresco Moscatel (pisco, vinho Bl Chard, maracujá, suco de uva e xarope); Luólê (gin, xarope de uva, manjericão e água tônica). A carta de vinhos é assinada por Vinhos SA.


Segundo Marco Espinoza, a nova casa será um espaço para se vivenciar experiências gastronômicas e sensoriais. Todo projeto foi pensado para fazer com o que o cliente se sinta em um espaço especial e degustando a tradicional Cozinha chifa, iniciada no Peru há 150 anos por imigrantes chineses. O Cantón também marca o retorno de Espinoza à capital com mais frequência para acompanhar de perto seus empreendimentos.


O Cantón é uma empresa do grupo Família C.O.E (Cantón, El Chaco, Meu Galero e Lima Cocina Peruana).


O chef peruano Marco Espinoza é um expoente da nova gastronomia no Brasil ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas de preparo. Comanda o Taypá, em Brasília, eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo pelo jornal Diario el Comercio, do Peru. Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá. Em 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito Bib Gourmand), em Botafogo, Tijuca e Niterói e do Cantón, em Copacabana. O chef comanda também o El Chaco Parrilla, com endereços em São Paulo e Rio de Janeiro, e o Sagrado Mar, em Brasília, ao lado dos seus sócios mesmos sócios no Taypá.

Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017. Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.

Cantón Peruvian & Chinese Food

Brasília Shopping – Praça de Alimentação – loja 88

Reservas: (61) 3265-8798

Segunda a quinta-feira, das 11h30 às 15h30 e das 18h às 23h

Sexta-feira e sábado, das 11h30 às 23h30

Domingo, das 11h30 às 22h

@canton.df


Fotos: divulgaç