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  • Foto do escritorViviane Campos

Chá orgânico ajuda a preservar a floresta tropical

Lançamento integra projeto global da Tea Shop que usa folhas nativas da Camellia sinensis, protegendo a mata e gerando renda sustentável para comunidades asiáticas

 

É do sudeste da Ásia, onde estão cerca de 15% das florestas tropicais do mundo, que vem a novidade para quem adora uma bebida cheia de sabor e propriedades. Chegou a linha Forest Friendly, da Tea Shop, uma seleção de chás orgânicos que crescem de forma selvagem nas montanhas do Norte da Tailândia. O projeto faz a recolha das folhas de modo artesanal, sem a derrubada da mata, protegendo a biodiversidade e gerando uma fonte de renda sustentável para as comunidades locais.


“A nova coleção integra uma iniciativa mundial da Tea Shop que prevê o aproveitamento da planta nativa que origina o chá, preservando a floresta e evitando a degradação do solo”, explica o CEO da marca no Brasil, Michel Bitencourt. “Assim, atendemos a um consumidor exigente e atento à pauta ambiental global, que é inadiável, ao mesmo tempo em que oferecemos mesclas de excelente qualidade e com muita personalidade”, acrescenta Bitencourt, que também é tea sommelier.


Na coleção, são utilizadas as folhas da Camellia sinensis assamica, que cresce naturalmente em meio à floresta e apresenta características gustativas e aromáticas semelhantes à Camellia sinensis sinensis, domesticada e cultivada em jardins. As mesclas desenvolvidas em laboratórios europeus podem ser encontradas em quatro tipos, todos orgânicos: chá Oolong com gengibre e erva-cidreira; chá Oolong com lichia; chá preto orgânico, canela, gengibre e cravo; e um blend de chá preto, verde, Oolong e branco, com melão, pêssego e morango. Os chás da campanha Forest Friendly já estão nas lojas da maior e mais especializada rede de chás do país.

 

A Tea Shop

 

A Tea Shop está comemorando 10 anos no Brasil. Chegou em maio de 2013, via Porto Alegre, e é responsável por fornecer, ao longo de uma década, 60 milhões de xícaras de chá a consumidores brasileiros apaixonados pela bebida. A ideia empreendedora partiu do próprio Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o país quando cursava um MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.


Outra novidade da Tea Shop é o chá em sachê – até então, a marca oferecia somente folhas a granel, embaladas em latas, e o consumidor escolhia a quantidade para levar. A novidade chegou em julho às lojas da rede em formato piramidal, mais indicado para preservar o aroma e o sabor do que o sachê tradicional porque não tritura as folhas, e é 100% biodegradável. A caixa de chá contém 10 sachês com seis opções de mesclas para o consumidor aproveitar o chá em todos os momentos do dia.  


Foto: divulgação

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