top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Certificação internacional muda tudo na Courmayeur

Em 10 meses, fornecedores e time da vinícola passam por transformação de processos numa aposta coletiva para ampliar mercado e firmar novas parcerias

 


A Vinícola Courmayeur, no Vale dos Vinhedos, acaba de conquistar a certificação internacional FSSC 22000 (Food Safety System Certification). Para obter o certificado o caminho foi longo e cheio de novos protocolos que geraram mudanças de comportamento e processos no maior desafio superado pela empresa no período. Agora, a vinícola aposta na abertura de novas frentes, uma vez que esta certificação é considerada uma das principais normas globais em Segurança de Alimentos, reconhecida por grandes redes varejistas e organizações reguladoras. A excelência entregue a todos os seus clientes e consumidores sempre fez parte do propósito da Courmayeur, que legitima seu compromisso com a qualidade ao apostar

 

“Mudou tudo”, conta a enóloga, sommelier e nutricionista, Talita Nicolini Verzeletti, uma das diretoras da vinícola. Segundo ela, foram 10 meses de muito trabalho e aprendizado em novas rotinas que impactaram desde fornecedores de uva até funcionários. “Já estávamos trabalhando com o desenvolvimento de um processo completo e detalhado de qualidade. Porém, tínhamos resistência à certificação diante de sua complexidade. Abraçamos o desafio no ano passado e em menos de um ano obtivemos a certificação”, explica. “Nosso maior desafio foi manter todos os envolvidos motivados. Fizemos isso mostrando que tudo valeria a pena. Agora, nossas expectativas se debruçam sobre novas possibilidades de parcerias e ampliação de mercado”, relata.

 

Com a FSSC 22000, a Courmayeur se torna uma empresa altamente diferenciada, uma vez que esta certificação normalmente ocorre em empresas de grande porte, além de não ser comum em vinícolas. A equipe precisou mudar todos os procedimentos, passando a monitorar cada especificidade. Conferência de mercadorias no ato do recebimento e na expedição, documentos exigidos, procedimentos internos de limpeza e higiene, controle de uniformes, registros de frequência, banco de dados do RH, calendário de treinamento da equipe, definição de metas e índices, entre outros, são alguns dos itens verificados e que devem estar em conformidade com as normas adotadas e, processualmente avaliadas. A mudança levou a vinícola a fazer três novas contratações.

 

A FSSC 22000 é um padrão de certificação que visa garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia produtiva. Baseada nas normas ISO 22000 e ISO/TS 22002, adicionando requisitos específicos, inclui também exigências relativas a programas de pré-requisitos, análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), rastreabilidade, comunicação, entre outros.

 

A certificação tem validade de 3 anos, com auditorias anuais.

 

Foto: Divulgação Courmayeur

Legenda: Time da vinícola comemora certificação

 

Comments


bottom of page