top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Celebração e organização no décor para as festas fim de ano

Desde a temática natalina até a montagem da mesa do Ano Novo, as arquitetas do escritório Dantas e Passos afirmam que o planejamento e a personalização deixam as celebrações muito mais especiais



As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, recomendam o equilíbrio visual festivo que pode ser alcançado, por exemplo, com uma árvore de Natal bem decorada e guirlandas nas portas | Foto: Divulgação

Avançando no calendário de dezembro, é mais do que hora de dar as boas-vindas à temporada festiva e preparar a casa para celebrar momentos especiais reunindo familiares e amigos no Natal e Ano Novo. Entendendo essa importância, o escritório Dantas & Passos Arquiteturada dupla Paula Passos e Danielle Dantas, revela alguns segredos que contribuem para a criação de uma atmosfera super propícia.


Essa época merece ser marcada por luzes, cores e texturas, mas a empolgação pode resultar em erros que prejudicam a estética da decoração. Estimulamos nossos clientes a renovarem os ambientes, fazer novos cantinhos e criar memórias duradouras!”, enfatiza a dupla.


Preparando a casa para o Natal

Elas recomendam o equilíbrio entre tradição e inovação: ao preparar a casa para o Natal, Paula Passos destaca que o coração da celebração é a árvore de Natal, bem como os artigos religiosos, como o presépio, que merecem destaque com sua elaboração.



Para pequenos espaços, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos sugerem o artesanato executado sob medida ou ornamentos pequenos e delicados que acrescentarão um toque elegante à montagem | Foto: Divulgação

Entretanto, as profissionais enfatizam que os enfeites não se resumem à árvore natalina. Outros adornos ficam muito interessantes em outros cômodos do imóvel, principalmente os situados na área social como sala de estar, sala de jantar e cozinha. “Recomendamos pitadas de ornamentações na mesa de centro, estante, no pano de prato da cozinha e na toalhinha de lavabo e guirlandas na porta. Também adoramos as almofadas presentes no sofá e pingentes pendurados nas cortinas”, adiciona Paula.


Em uma toada ‘menos é mais’, uma decoração bem dosada é propícia ambientes aconchegantes que envolvem as pessoas para as trocas de presentes e abraços. E para não sobrecarregar, uma dica trazida pelas sócias do escritório é definir adereços que não fujam da paleta de cores evidenciadas no décor de interiores já existente.



Realistas, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas são realistas ao aconselharem seus clientes a adquirir os itens que caibam no bolso. E antes de sair às compras, sugerem já ter em mente a temática e as cores almejadas | Foto: Divulgação 

“Também gostamos de explorar outras possibilidades como um cantinho que conte uma história natalina, uma varanda iluminada com pisca-pisca e um arranjo com velas decoradas na mesa de centro. Todas as escolhas denotam a expressão da família que habita essa casa”, declaram uníssonas as profissionais


Tendências para o Ano Novo



No Ano Novo, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos propõem o uso de flores frescas e arranjos vivos para a conquista de um ambiente vibrante | Foto: Divulgação

À medida que o ano se despede, as tendências decorativas para o Ano Novo apontam para a renovação e modernidade, por isso, Danielle Dantas elenca que a clássica junção de cores neutras e sofisticadas, como prata e dourado, combinadas com toques de branco, segue como a melhor tendência para receber primeiro dia dos próximos doze meses. “O dourado participa nesse conjunto com delicadeza e ares festivos. Outros elementos brilhantes, como luzes de LED e velas são perfeitos para o glamour, além do minimalismo evidenciado através do metal escovado e velas brancas” diz.


As arquitetas sugerem finalizar a decoração com algum detalhe pessoal e significativo do ano que está acabando, como uma fotografia. Ademais, uma playlist bem feita é primordial!


Atenção com as mesas



Na mesa posta, a sinergia entre as cores e elementos entregam o bom gosto | Foto: Divulgação

A mesa posta é o centro das celebrações, portanto merecem uma atenção especial. De modo geral, as arquitetas pontuam a relevância de posicionar pratos, talheres, taças e guardanapos conforme o figurino. Acompanhe as dicas:

·         Natal: Uma composição de louças bem escolhida faz a diferença. A tônica da festa permite tonalidades mais quentes e coloridas, acrescidas de arranjos naturais feitos com galhos, pinhas e folhas verdes.

·         Ano Novo: Para um toque mais clean, as mesas pedem mais brilhos, balões e sempre um bom menu e opções de bebidas.


 Não esqueça da iluminação


Usualmente, essa é uma época em que as luzes estão em árvores, janelas e peitoris e, para tanto, o LED entra em cena como uma opção mais segura, econômica e com uma grande variedade de cores e tipos. Paula chama atenção para não misturar luzes tão diferentes na árvore de Natal e no geral.


As sócias Paula Passos e Danielle Dantas adoram investir na elegância do emprego de velas e candelabros, velas. Para as duas, o conjunto agrega suavidade e romantismo | Foto: Divulgação

Para quem passa fora de casa



Ninguém merece viajar e se deparar com a casa que ficou bagunçada antes de sair. Para eliminar esse desconforto, nada melhor que deixar tudo arrumado, certificar-se da segurança e, se possível, manter contato com alguém de confiança | Foto: Divulgação

Para quem é do time de festas fora de casa, as arquitetas enfatizam que a organização é a chave para garantir tranquilidade. Antes de sair, elas especificam um checklist:

·         Fechar os registros de água e gás;

·         Tirar eletrônicos de tomadas;

·         Guardar itens de valor em cofres;

·         Fazer um seguro residencial;

·         Pedir que alguém próximo verifique, periodicamente, se está tudo ok.


Por se tratar de temporada de muitas trocas, onde muitos se deslocam para passar as noites de festividades com pessoas e famílias anfitriãs, as arquitetas ressaltam que é de bom tom presentear aqueles que os recebem. “Itens de decoração são ótimos presentes e consideramos interessante a compra de bandejas, porta guardanapos, baldes de gelo, porta copos, difusor de aromas e porta-talheres, entre outros”, descrevem Danielle e Paula.


Ao fim das festas...



A importância da organização no fim de ano reflete na serenidade e no aproveitamento pleno das celebrações | Foto: Divulgação

Após as festividades de fim de ano, é chegada a hora de restaurar a ordem e colocar cada objeto no seu devido lugar. É um processo de retirar e armazenar os itens de decoração, um hábito que deve se repetir todos os anos.

·         Segundo as arquitetas, deve armazenar o que realmente precisa. Elas recomendam uma triagem para descartar o que estiver quebrado ou queimado, como o caso das luzes. “E se a pessoa enjoou, um caminho coerente é a doação”, aconselha Paula.

·         Nada de guardar sujo: a limpeza assegura a integridade para o ano seguinte e vale tanto para jogos americanos e guardanapos, quanto para outros itens decorativos.

·         Com o longo intervalo, é muito fácil esquecer onde cada elemento foi acondicionado. A dica é categorizar em caixas organizadoras transparentes e etiquetadas.

·         A árvore de Natal precisa ser desmontada para reduzir o volume; as luzes enroladas em um pedaço de papelão como base e a guirlanda, por sua delicadeza, merece sua própria caixa e sem nada por cima.

 

Sobre a Dantas & Passos Arquitetura 


A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los. Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.” 


Dantas & Passos Arquitetura 

@dantaspassos.arquitetura 

Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)

Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos)

Commentaires


bottom of page