top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Cappuccino em pó domina o mercado com players de peso

A diCapri é uma das marcas líderes nesse nicho



Uma das bebidas preferidas no Brasil e no mundo é o cappuccino, que consiste na combinação de três elementos básicos: leite, um shot de expresso e espuma de leite. Na receita clássica italiana, a espuma de leite se mistura com o café. No Brasil, no entanto, a bebida “cappuccino” difere, sendo conhecida como uma mistura composta de café solúvel, leite em pó e cacau em pó.


Vale recordar que a bebida foi criada em 1800, mas bebida tradicional italiana data da década de 1930. O advento do cappuccino no mundo acontece com a entrada em cena das máquinas de expresso modernas, com o vaporizador acoplado, na década de 1990. Nas últimas décadas, o cappuccino no Brasil se formatou, com a adição do cacau em pó.  


Entre as maiores marcas do mercado está a diCapri, empresa fundada em 1992 pela empresária e alquimista de blends, Renata Fleury. A marca foi uma das pioneiras na venda de cappuccinos no mercado nacional, com um produto mais saudável e nutritivo, incluindo uma maior adição de leite e menos açúcar. Na época, a diCapri também inovou lançando uma linha de cappuccinos com sabores de canela, menta, laranja e light, além de um chocolate em pó. 

Hoje, a marca aposta também na produção e na consolidação de produtos voltados para o público vegano, com a utilização de ingredientes mais saudáveis e com muito sabor. Entre eles está o Cappuccino Original Vegan, a versão vegana do cappuccino tradicional, produzido com leite de coco em pó, açúcar de coco e cacau orgânico da Amazônia, com sabor e textura diferenciados, rico em nutrientes, vitaminas e com baixo índice glicêmico. Esse produto é ideal para quem não faz ingestão de nenhum produto de origem animal, diabéticos, intolerantes à lactose. Também pode ser consumido por pessoas que estão fazendo dietas low carb. 


“Estamos ligados na necessidade do mercado e temos a certeza de que nossos produtos atendem a essa demanda que cresce cada dia mais no mercado nacional e internacional”, aponta Renata Fleury.

 

Outros players do mercado mundo afora  


Além da diCapri, outras marcas investem no cappuccino em pó, já que o segmento sempre apresentou bons resultados para diversas empresas. Entre elas está o Grupo 3corações, que lançou seu produto no início da década de 90. Outro ponto importante a se destacar é que o cappuccino em pó produzido no Brasil é exportado e domina o mercado sul-americano. 

No âmbito internacional, o cappuccino em pó é um segmento significativo no varejo de bebidas solúveis. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia a cultura de consumo é alta, e as marcas líderes do mercado investem em customizações locais segundo as preferências de cada território. As marcas líderes em produção e exportação (incluindo o Brasil) são: Lavazza, Nestlé, The Kraft Heinz Company e Starbucks.

 

bottom of page