top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Cafeterias no estilo francês são aposta para 2024: conheça 3 motivos para investir


Nicho de pâtisseries-boulangeries ganha destaque entre opções sofisticadas inicia o ano com tendência em alta


Foto: divulgação


Com o aroma inigualável de pães e salgados fresquinhos, além do colorido apetitoso de macarons e éclairs, as padarias inspiradas no estilo francês conquistaram pontos centrais das maiores metrópoles brasileiras. O nicho é composto por pâtisseries, boulangeries e confiseries, casas especializadas em pães, cafés e doces de primeira linha com decoração elegante e produtos diferenciados. Em 2024, setor apresenta tendências de alta e chama atenção de empresários. 


Confira a seguir 3 motivos para investir no segmento: 


Top 15 mundial em consumo de café


Com cerca de 6kg por ano per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o país tem um alto nível de consumo de café, seja em casa ou em cafeterias, hábito frequente da população. “É muito cultural nosso, né? Associamos o café a boas companhias e conversar uns minutinhos, nem que seja com o barista. Nos tornamos admiradores do bom café, o que elevou muito a exigência de qualidade e potencializou o setor”, conta o CEO da Boulangerie Carioca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza. 


Versatilidade no cardápio


Se o objetivo é ser um local de lazer e descontração, não há porque estabelecer regras do que comer em cada horário. Assim como na França, o brasileiro aprecia liberdade para almoçar um croque monsieur, jantar com um cafezinho e tartellete, ou provar a sobremesa no café da manhã. “A vantagem de trabalhar com menu diverso é respeitar o paladar de cada pessoa, agregar, entender que um à mesa pode querer salada de salmão e o outro uma bela fatia de bolo red velvet. E tudo ótimo, porque a casa está preparada para isso”, explica Augusto. 


Atendimento all-day


Para o empresário, outro ponto na relação entre o cliente e a marca é a disponibilidade. Forte tendência no setor, a amplitude no funcionamento abraça todos os públicos: desde quem vai logo cedo buscar um pão quentinho para o café, quanto quem precisa fazer uma refeição mais tardia, após longas horas de trabalho. Principalmente nas grandes cidades, points como estes conquistam a confiança do freguês, que terá a loja como referência para todos os momentos. “Investir em negócios como este exige gostar de gente. É muito mais do que preparar uma bebida ou refeição, é encarar com dedicação mesmo, porque a pessoa tem sua marca como uma parceira na rotina, sabe que vocês sempre estarão lá”, finaliza. 


Sobre a Boulangerie Carioca


Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Este ano, como parte do Grupo Antaris Franchising, pretende concluir 2024 com 10 unidades. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. O investimento inicial é de R$ 400 mil, com retorno previsto entre 18 e 36 meses. Saiba mais aqui.

bottom of page