top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Café: mitos e verdades

Apreciado no mundo todo, se consumido de forma adequada, o grão pode ser um aliado importante para a saúde e bem-estar


Acordar com cheirinho de café recém-feito é uma das melhores formas de começar o dia. Com benefícios já conhecidos por gerações, é colocado na rotina como o principal impulsionador da produtividade. Para marcar o Dia do Café, comemorado na próxima sexta-feira (14), e ensinar sobre esse alimento que faz parte da vida de muita gente, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica os benefícios, esclarece os mitos e verdades sobre o grão e, de brinde, passa receitas para variar a preparação.


Conhecido por estimular os ânimos, o café ajuda na concentração, alivia o estresse e tem efeito levemente termogênico. Possui vitaminas de complexo B, além de minerais como magnésio e potássio, que atuam no sistema nervoso central. 


Segundo Renata, o ideal é fazer seu consumo puro, sem adição de açúcar ou adoçante, para aproveitar melhor todos os benefícios que o café pode trazer à saúde a longo prazo. “O consumo médio recomendado é de 1 a 4 xícaras de café por dia (de 50ml cada), embora quantidades maiores possam ser bem toleradas por algumas pessoas”, afirma.


De acordo com a PubMed, o consumo pode ajudar na prevenção de doenças, como alguns tipos de câncer, diabetes e até alterações neurológicas. Além disso, em pequenas doses, até mesmo pessoas com gastrite ou doença do refluxo bem controladas podem ingerir a bebida.


O café é contraindicado, mesmo em pequenas quantidades, para crianças abaixo de 12 anos. Já as pessoas com ansiedade e hipertensão precisam ficar atentas ao consumo. Somente doses pontuais são toleradas.


Cercado de mitos e verdades, os estudos somam ótimos motivos para não renunciar à bebida na rotina. Entretanto, há quem metabolize a cafeína mais lentamente e, por isso, precise beber menos, além de se atentar ao horário da ingestão.

 

Mitos e Verdades


Café vicia

MITO: a cafeína não vicia e não estimula vícios, como o de fumar, por exemplo.

 

Grávidas não podem beber café:

MITO: de fato, o excesso de café pode acelerar o metabolismo, tanto da mãe como do feto, mas com moderação, a bebida segue liberada.

 

Café causa câncer:

MITO: o grão possui antioxidantes que protegem as células. Além disso, não há pesquisas que provem que ele cause a doença.


Café rejuvenesce:

VERDADE: o café tem propriedades rejuvenescedoras, como os ácidos graxos, o linoleico e os óleos essenciais que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, principalmente na pele.


Café melhora a memória e concentração:

VERDADE: Por ser rico em cafeína, um composto estimulante do sistema nervoso central, ajuda a melhorar a memória e o estado de alerta, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono.


Café ajuda a combater dores de cabeça:


VERDADE: O café possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a diminuir e prevenir a dor de cabeça, incluindo a enxaqueca.


Confira agora as receitas que a nutricionista separou para incrementar o seu cafezinho de todo dia!


Bulletproof 

1 xícara de chá do Café Gourmet Clássico da linha Oba Bem Querer

1 colher de chá de óleo de coco 

1 colher de chá de manteiga ghee 


Modo de preparo:

Misture tudo. Se tiver um minimixer, pode bater e formar uma mistura ainda mais cremosa. 


Café com paçoca 

1 xícara de Café Gourmet Clássico Torrado linha Oba Bem Querer

1 colher de chá de cacau em pó 

130ml de leite integral 

1 colher de sopa de paçoca picada 


Modo de preparo:

Coloque o café e o cacau em uma caneca e misture. Em outra caneca, bata o leite para que forme um creme, incorpore esse creme à mistura de cacau com café. Polvilhe com a paçoca picada.

 

Brownie de café

150g de chocolate amargo 

4 colheres de sopa de manteiga 

1 xícara de chá de açúcar mascavo 

100ml de Café Especial Moca Chocolate Torrado linha Oba Bem Querer

3 colheres de sopa de chocolate em pó 

3 ovos 

½ xícara de chá de farinha de trigo 


Modo de preparo:

Derreta o chocolate amargo com a manteiga até que forme uma mistura uniforme. Adicione o açúcar mascavo, o café e o chocolate em pó, misture bem. Separadamente, bata os ovos e em seguida acrescente à mistura. Para finalizar, misture aos poucos a farinha de trigo até que forme uma massa homogênea. Forre uma forma com papel manteiga e coloque a mistura. Leve para assar em fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até que fique bem assado. 

 

Mousse de café

3 ovos 

½ xícara de chá de leite integral 

2 xícaras de chá de Café Especial Catuaí Vermelho linha Oba Bem Querer

1 colher de sopa de cacau em pó 

1 lata de leite condensado 

Raspas de chocolate para decorar 


Modo de preparo:

Bata as claras em neve. Misture as gemas, o café, o cacau em pó, o leite e o leite condensado. Adicione as claras em neve e vá incorporando delicadamente. Coloque em um refratário ou em taças e decore com chocolate amargo ralado. Se desejar, salpique uma pitada de canela!


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

 

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.


Foto: divulgação

bottom of page