top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

BRINDE COM BORBULHAS Expertise em espumantes com um portfólio de 15 rótulos

Vinícola do Vale dos Vinhedos tem diversidade de preços e estilos que vai do moscatel ao extra-brut pelo método charmat e uma edição única do nature sur lie tradicional

 

Em 2023 foram 746.666 garrafas de espumantes, 2.045 por dia, uma produção que não para nos 365 dias do ano. Todo processo, da cantina ao enoturismo, é tocado por mulheres, que se dedicam a engarrafar diversidade e frescor, entregando espumantes alegres e versáteis, ideais para brindar as Festas de Final de Ano e o Verão. São 15 versões que vão do moscatel branco e rosé, passando pelo demi-sec, prosecco, bruts, extra-bruts e nature, todos elaborados pelo método charmat, além do nature sur lie tradicional, com 11 anos de maturação nas caves. São estilos variados para todos os momentos que partem de R$ 47.



Um dos destaques é o Courmayeur Espumante Natural Brut, que ganhou Medalha de Ouro no

13º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em outubro. Este espumante é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas em vinhedos da Serra Gaúcha, e tem dois anos de guarda. Processado pelo método charmat, permaneceu por três meses em autoclave. Outro espumante Ouro no mesmo concurso é o Courmayeur Espumante Moscatel Rosé, com uvas Moscato Branco, Malvasia De Cândia Aromática e Lambrusco.



Para quem busca espumantes premium uma boa sugestão são os recém-lançados Courmayeur Quintessencial Extra Brut 100% Chardonnay (5.845 garrafas) e o Courmayeur Quintessencial Extra Brut Rosé 100% Pinot Noir (5.600 garrafas). A nutricionista, sommelier e enóloga responsável da marca, Talita Nicolini Verzeletti, destaca que os dois rótulos expressam as características das duas variedades ícones do espumante brasileiro.

 

Outro rótulo premiado é o Courmayeur Espumante Natural Branco Brut, único brasileiro com Medalha de Ouro no 19º Effervescents du Monde, realizado em Borgonha, na França, além do Courmayeur Retrato Nature Blanc de Blancs e do muito disputado entre os apreciadores da bebida, o Courmayeur Prosecco, ambos com Medalha de Ouro no Wines of Brazil Awards.


Agora se a escolha é por ainda mais leveza e frescor, o ideal é apostar no Courmayeur Weindorf ou no Courmayeur Lambrusco, os frisantes da marca.


Com 80% de sua produção anual focada em espumantes, a Vinícola Courmayeur possui uma estrutura dinâmica para manter uma rotina de elaboração e engarrafamento ativa durante todo o ano, em todos os dias em que a empresa está operando. São 76 tanques de aço inox, sendo 16 autoclaves, com capacidades que variam de apenas 3,8 mil litros até 10 mil litros. Assim, a empresa consegue ter agilidade no processo e garantir qualidade com a elaboração de pequenos lotes, o que assegura uma entrega de espumantes mais joviais para consumo mais rápido.


PORTFÓLIO DE ESPUMANTES


Courmayeur Cela da Cave

Courmayeur Quintessencial Cuvée Extra Brut

Courmayeur Quintessencial Cuvée Extra Brut Rosé

Courmayeur Retrato Nature – Blanc de Blancs

Courmayeur Executive Extra-Brut

Courmayeur Moscatel (750ml e 375ml)

Courmayeur Moscatel Rosé

Courmayeur Prosecco (750ml e 375ml)

Courmayeur Brut Rosé

Courmayeur Brut

Courmayeur Demi-Sec

 

Courmayeur Tevere Brut

Courmayeur Tevere Moscatel


Courmayeur Weindorf – Frisante

Courmayeur Lambrusco Frisante


Fotos: Divulgação Courmayeur

bottom of page