top of page
Foto do escritorViviane Campos

Brasileira marca presença no Blade Show de Atlanta

Silvana Mouzinho é referência na arte de fazer facas artesanais


Atlanta, EUA - O Blade Show, aconteceu entre os dias 7 a 9 de junho, o maior e mais prestigiado evento dedicado à cutelaria, teve a participação da renomada cutelaria brasileira Silvana Mouzinho, que assina suas peças como Silvana Art Knives - referência na cutelaria brasileira, além de participar expondo suas peças ela foi buscar inspiração para realizar o Salão Paulista. 

 

O evento Blade Show tem três edições anuais: Texas, Atlanta e West, porém o de Atlanta é reconhecido como o ponto de encontro para entusiastas, colecionadores, fabricantes e comerciantes de facas de todo o mundo. Com uma grande diversidade de expositores oferece uma plataforma para promover a inovação e celebrar a arte da cutelaria.

 

“Desde 2003 eu participo do Blade Show e vejo como o setor cresce a cada ano no mundo todo. É importante participar, expor meu trabalho, trocar experiências, estabelecer novas parcerias e divulgar o Salão Paulista de Cutelaria, evento que organizo, desde 2009 e que vem se tornando o maior do setor na América Latina,” afirma Silvana.


Quando esteve no Blade pela primeira vez em 2003 ela decidiu que no Brasil haveria de conseguir algo semelhante e passou a organizar eventos aqui no país. Na edição de Atlanta esteve com uma mesa exibindo seis peças meticulosamente trabalhadas, Silvana produz suas peças desde 2002.



Silvana Mouzinho


Paulistana, com 65 anos, começou a história na cutelaria artesanal brasileira em 1995, na área comercial de uma empresa paulistana, importadora de cutelaria europeia e norte-americana, percebeu aí que o universo era praticamente masculino. Trabalha como cuteleira desde 2002, quando fez seu primeiro curso, criou a grife Silvana Art Knives e é uma das poucas mulheres representante da cutelaria no mundo. 


Participou da organização do São Paulo Knife Show de 2004 a 2008 e, em 2009, realizou o primeiro Salão Paulista de Cutelaria, evento que cresce a cada ano e hoje é o maior do setor na América Latina. Também é uma das organizadoras do Salão Brasiliense de Cutelaria e é uma das vinte mulheres citadas no livro The World of Art Knives II, de David Darom, um dos principais nomes desse mercado.


Em 2021, foi a segunda mulher a participar do programa Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina, quarta temporada. Recebeu dois prêmios com a melhor faca sorocabana, um na Feira Gaúcha da Faca Artesanal e outro na Mostra Internacional de Cutelaria, ganhou duas menções honrosas uma na Mostra Internacional de Cutelaria e a outra em Goiânia, além disso, participa de diversos eventos como jurada.


Próximos eventos


Silvana organiza o evento mensal chamado Conversa Afiada, acontece sempre no último sábado do mês, é um encontro para trocar informações do setor de cutelaria, onde o objetivo principal é a divulgação da arte e a integração de cuteleiros, colecionadores e público em geral. Este mês, o evento foi antecipado por conta da Knife Show Curitiba e será no dia 22 de junho, das 11h às 18h, no bairro da Casa Verde - SP.


Já nos dias 29 e 30 de junho, Silvana estará presente no evento 6⁰ Knife Show Curitiba. Em julho (13 e 14), no Goiânia Knife Show e em agosto (10 e 11), na Feira Nacional de Cutelaria de Sorocaba.

 

Salão Paulista de Cutelaria

Silvana é a responsável pelo maior evento do setor da América Latina, que acontece nos dias 2 e 3 de novembro, em São Paulo. Essa será a 16ª edição e contará com cerca de 250 expositores do mundo todo.


Mais informações:


 

Fotos: divulgação

Comentários


bottom of page