top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Brasil conhece a expressão da Safra 2023 neste sábado

Avaliação presencial e on-line reunirá cerca de 2 mil apreciadores em todo o país na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo

 


O Brasil estará unido neste sábado, 4 de novembro, durante a 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023. Durante quatro horas, milhares de pessoas de todos os estados brasileiros estarão degustando ao mesmo tempo as 16 amostras mais representativas da Safra 2023. O encontro presencial acontece no Parque de Eventos de Bento Gonçalves com transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) pelo Youtube, a partir das 17h.


A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reuniu, nesta edição, 503 amostras de 74 vinícolas de sete estados brasileiros – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo -, além do Distrito Federal. Os vinhos foram degustados às cegas por 90 enólogos durante o mês de setembro e o resultado será compartilhado com o público no próximo sábado. Para cada amostra degustada, o comentário de um dos convidados. Assim, o evento ganha uma dinâmica educativa, envolvendo enólogos, sommeliers e enófilos. São pessoas de diferentes estilos, de diversas profissões, mas que têm em comum o gosto pelo vinho.


O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destaca a importância do evento, seja na evolução do vinho brasileiro, seja na confraternização do setor e o mercado. “Todos os anos, a Avaliação Nacional de Vinhos é o evento mais aguardado pelos enólogos e vinhateiros e acaba sendo também para os consumidores. Neste dia, a bandeira de todos é a do vinho brasileiro, independente de marca comercial. E a influência do evento na evolução qualitativa, promoção e divulgação do vinho brasileiro é inegável”.

 

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=oOQdDz-UVsA e assistir a edição anterior.



OS 16 COMENTARISTAS


Bruno Motter – Enólogo do Ano 2022 - RS

Celso Masson – Isto É Dinheiro - SP

Christian Burgos – Revista Adega – SP

Cris Sant’Anna - @crissantanna – SC

Daniel Perches - @vinhosdecorte - SP

Davide Berti – Perdomini IOC - Itália

François Hautekeur - França

Jean Pierre Peynaud - França

Jessica Marinzeck - @vinhosunica - SP

Manuel Capote - Espanha

Marcelo Drago – Rádio Gaúcha - RS

Michel Friou - AlmaViva - Chile

Nádia Alcalde – Jornal A Gazeta - ES

Nelton Fagundes - ABS – MG

Rodrigo Ferraz - @vinhosdebicicleta - SP

Thiago Mendes – Eno Cultura - SP


Fotos: Jeferson Soldi

Imagem dos comentaristas: Divulgação ABE

コメント


bottom of page