Projeto Fazedores de Café, iniciativa em parceria com a cafeteria Sofá Café, promove a qualificação dos participantes na cadeia do café
Foto: divulgação
Até 30 de agosto, Brasília recebe o projeto Fazedores de Café realizado pelo Sofá Café, em parceria com a NESCAFÉ®, para capacitar, gratuitamente, jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, promover o seu desenvolvimento e auxiliar a cadeia de cafés e cafeterias na formação de profissionais qualificados.
Nessa edição, participam oito jovens entre 18 e 29 anos e as aulas são realizadas na cafeteria Civitá Café, onde especialistas do projeto ministrarão aulas com conteúdo voltado à formação técnica de alta qualidade.
O conteúdo do curso abrange oito módulos. No item "Terra", os alunos terão contato com temas como produção, métodos de processamento e beneficiamento do grão. Em "Essenciais", serão explorados café, torra, água e leite. Na seção "Prático", serão abordados métodos de preparo, espresso e coados. Em "Criativo", será destacada a criação de bebidas de café e inovação. Na unidade "Ética e Comportamento", os futuros baristas aprenderão sobre o ambiente de trabalho e o gerenciamento de conflitos. Por fim, em "Serviço", ampliarão o conhecimento sobre atendimento, cardápios e vigilância sanitária.
“A Nestlé considera o setor de cafés fundamental e busca transformá-lo em uma força de impacto positivo, além de beneficiar comunidades e promover um futuro mais inclusivo para os baristas. A expansão do projeto para novas cidades permite que mais jovens se qualifiquem na área do café, unindo a expertise da empresa no mercado com seu compromisso com a sustentabilidade dos negócios”, afirma a gerente de ESG de Cafés Nestlé, Cecilia Seravalli.
Brasília é a segunda capital a receber o projeto neste ano. Em junho, ele foi realizado em Recife, com a participação de 11 pessoas. O Fazedores de Café é financiado com recursos da promoção Faça seu Mundo da NESCAFÉ®, que, desde maio, realiza sorteios diários de R$ 5 mil e destina esse valor ao projeto. Até o momento, projeto formou 89 baristas, com uma taxa de empregabilidade de 90% entre os participantes.
O Fazedores de Café tem duas versões, em Cidade, capacita jovens em situação de vulnerabilidade para a profissão de baristas, enquanto a edição Campo prepara jovens produtores para a sucessão rural. O projeto impactou a vida de mais de 200 pessoas em 5 cidades (Recife, PE, Linhares, ES, Água Branca, ES, na Chapada Diamantina, BA, e em São Sebastião do Paraíso, MG).
As duas versões do programa, campo e cidade, fazem parte da plataforma global Iniciativa Pelos Jovens da Nestlé, que completou 11 anos em 2024, e impulsiona o desenvolvimento social para aumentar a empregabilidade e capacitação desse público, por meio de ferramentas de desenvolvimento e empregabilidade.
Além da expertise apurada, o corpo docente compartilha uma verdadeira paixão por café, tema que permeia há décadas o dia a dia de cada um dos professores. Sua presente atuação no setor e o estreito conhecimento de todos os elos da cadeia produtiva, inclusive em âmbito internacional, garantem a atualidade dos temas e conteúdos debatidos e uma formação ainda mais ampla.
Serviço:
Curso: Fazedores de Café para formação de baristas
Onde: Civitá Café | SCLRN 709 Bloco F - Asa Norte, Brasília - DF
Quando: de 26 a 30 de agosto
Público-alvo: jovens, de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.
Comments