• Viviane Campos

Brasília Criativa:  evento gratuito traz palestras, stands, shows e brinquedos infláveis


De 12 a 17 de julho, os brasilienses poderão assistir ao evento que busca trazer uma nova visão para a economia e para o setor cultural da capital. Show do Digão do Raimundos e palestras do chef Dudu Camargo são destaques



A economia brasileira tem crescido nos últimos meses, se recuperando dos efeitos da pandemia de COVID-19 e muitas pessoas estão buscando formas criativas de aproveitar esse aumento. Pensando nisso, a AECEC - Associação de Educação, Esporte, Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo organizou a Brasília Criativa - 1ª Conferência Brasil de Economia Criativa, um evento sobre cultura e economia criativa, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de julho em Brasília.


Instalado no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), o evento contará com palestras, painéis de debate, oficinas e stands para empreendedores, além de shows e brinquedos infláveis para divertir a todos. O evento contará com expositores de diversas áreas, como artesanato, literatura, moda, gastronomia, cultura negra, e um espaço da Feira da Lua Criativa, em formato pocket para novos empreendedores.


Confira a programação!


Os seis dias de Brasília Criativa - 1ª Conferência Brasil de Economia Criativa, prometem trazer muito conhecimento para quem passar por lá. O primeiro dia, 12, começa com uma palestra sobre “Economia Laranja: o potencial da economia criativa”, às 10h, guiada por Glauco Rojas, Mestre em Comunicação e Economia Criativa. Rojas ainda ministra outra palestra às 14h, com o tema “Empregos no Setor Criativo: oportunidades de trabalho”. Às 11h, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos do Distrito Federal - ABRAPE DF, comanda um painel de debate para discutir a situação do setor de eventos no cenário pós pandemia. Às 15h, terá uma oficina de Cultura Popular ministrada por Felipe Boechat e no fim do dia, às 19h, o escritor Pedro de Luna lança o seu mais novo livro “Histórias do Porão”. Para encerrar o dia de abertura, nada melhor que um show do Digão, membro da banda Raimundos, às 20h.


O segundo dia terá uma palestra com Leonardo Hernandez, às 10h, com o tema “Fomento à cultura e gestão de espaços culturais”. Às 11h, um painel comandado pelo SindiEventos do DF, em que serão debatidas medidas governamentais necessárias para a retomada dos eventos. Já às 14h, o chef Dudu Camargo traz uma palestra para abordar o tema “Negócios Criativos”. Além disso, o dia 13 ainda terá a oficina de Jornalismo, comandada pelo jornalista Marcos Garrote, às 15h, e uma sessão de cinema do filme “A Grande Aposta”, às 19h.

A quinta-feira (14) vai começar com a palestra de Lívia Campos, abordando o tema “Empreendedorismo Cultural e Criativo”, às 10h. O painel de debate será comandado pela Fecomércio / Câmara de Economia Criativa, às 11h, abordando o tema “A economia criativa como fomentador do desenvolvimento econômico do DF, com as presenças de Danilo Ferreira, subsecretário de fomento ao empreendedorismo da SDE, e Caetana Franarin, Vice-presidente da Câmara de Economia Criativa - Fecomércio DF. A palestra de “Gastronomia na economia criativa”, às 14h, será comandada pelo chef Dudu Camargo, que voltará ao evento e mostrará sua expertise no assunto para o público. E para encerrar, a Orquestra Filarmônica de Brasília faz uma apresentação incrível às 20h para os presentes.


O dia 15 terá um painel, às 11h, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) sobre gestão de equipamentos culturais, com participação de Aquiles Bryner – Subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec. A partir das 15h, a oficina será de Museologia, guiada por James Filho. E vai ter entretenimento de sobra! A Cia de comédia G7 se apresenta às 19h, e é seguido pelo show da banda Samba Urgente, que sobe ao palco às 20h.

E o final de semana também é para aprender! No sábado, 16, Raquel Capucci comanda  a oficina de Teatro, às 10h, enquanto o Sebrae lidera o painel sobre “Micro e Pequenas Empresas na Economia Criativa”, às 11h com Valdir Oliveira – Superintendente do SEBRAE DF. Às 18h, o grupo Setebelos se apresenta, e às 20h, a banda Maskavo coloca todo mundo para dançar.

O último dia de Brasília Criativa, 17, começa com uma oficina de Fotografia, às 10h, com a professora Ana Teodoro. Às 11h, o último painel mostra eventos culturais e de economia criativa de sucesso, com Gustavo Sá e Aci Carvalho. O grupo teatral Os Fantásticos se apresenta às 18h, e o evento encerra com um show incrível da banda de rock brasiliense Plebe Rude, às 20h.


Programação para a criançada


E as crianças não podem ficar de fora do evento. Todos os dias o evento terá uma estrutura com um mega parque inflável, com monitores, para os pequenos gastarem energia e se divertirem até às 20h. Além disso, o espaço terá pintura de rosto para mais diversão. 

Na sexta-feira, 15, às 10h, a Brasília Criativa, traz uma contação de histórias para as crianças, que se repete no sábado e no domingo, ambos às 15h.


Serviço


Brasília Criativa - 1ª Conferência Brasil de Economia Criativa

Quando: 12 a 17 de julho de 2022

Onde: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte)

Horário: Terça a quinta-feira (12 a 14/07) das 14h às 22h | Sexta a Domingo (15 a 17/07) das 10h às 22h

Mais informações: (61) 99314-4594 ou Instagram (@bsb.criativa)

Entrada Gratuita Inscrições para oficinas e palestras: www.brasiliacriativa.com.br