• Viviane Campos

Bento se prepara para o Jantar sob as Estrelas 2022


Via Gastrô será palco do encontro de atrações gastronômicas, culturais, artísticas, turísticas, de entretenimento e lazer, no dia 11 de fevereiro, reunindo mais de 100 empreendimentos


Tem uma noite no ano que a Via Gastrô, em Bento Gonçalves, deixa de ser transitada por carros e passa a ser palco do emblemático Jantar sob as Estrelas. Uma rotina que iniciou em 2010 e chega a sua 12ª edição. É quando as ruas Herny Hugo Dreher e Planalto, e entorno, se transformam num cenário de festival com experiências para toda a família. Restaurantes montam suas mesas nas calçadas e avenida em mais de 1,2 quilômetros. Vinícolas e cervejarias saem do interior para brindar com as estrelas. Cozinheiros, sommeliers, bartenders, garçons, artistas, artesãos, enólogos e recreacionistas entram em cena para receber as milhares de pessoas que vêm de diversas partes do país para viver uma noite inesquecível, ao ar livre, que integra a programação do Bento em Vindima. Será dia 11 de fevereiro, a partir das 19h. É só chegar, caminhar entre os empreendimentos e escolher o preferido e curtir a programação. Mas a dica é fazer reserva antecipada com aqueles que oferecem esta possibilidade. Basta conferir a programação e contatar com o estabelecimento.

Durante o dia, a movimentação é intensa para decorar cada rua e empreendimento, e ajustar as atrações. E quando as primeiras estrelas surgem no céu, o tapete vermelho é estendido. A partir das 19h, a decoração ganha destaque com as luzes e adereços. Os aromas contagiam cada espaço. A gastronomia, os vinhos e espumantes, cervejas, drinks e sucos convidam a confraternizar e a boa música embala os diversos ambientes. A realização é do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH). Para Márcia Ferronato, diretora Executiva, a não realização do evento no ano passado aumentou o desejo de voltar a viver este grande encontro. "O Jantar sob as Estrelas é um evento de todos, inclusivo, protagonista e hoje segue as tendências por ser ao ar livre. Convidamos a comunidade e visitantes a estarem conosco neste evento, na Via Gastrô, lembrando que o momento exige manter os cuidados, respeitando os protocolos de segurança”.

Para o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto, o Bento em Vindima congrega várias ações e eventos que acontecem de janeiro a março. “O Jantar sob as Estrelas, já tradicional, também integra este momento reunindo gastronomia, shows e atrativos. Tudo isso, em uma edição muito especial, pois marca o retorno deste importante evento”.

Mais de 100 empreendimentos estarão envolvidos, transformando as ruas em um grande palco de entretenimento, num evento apaixonante, que une comunidade e turistas. A diversidade gastronômica será um dos pontos altos com cardápios especialmente preparados para a noite que vão da pizza e de pratos típicos italianos, passando pela culinária oriental, até a comida de boteco, com opções mais elaboradas a menus descontraídos e despojados. Os espaços estarão seguindo todos os cuidados, assim como as pessoas deverão circular com máscara, podendo retirá-las somente em momentos de degustação, especialmente nas mesas.

Além das apresentações artístico-culturais nos empreendimentos, também haverá uma programação itinerante com talentos locais. A rua é o cenário perfeito, que ganha ainda mais charme com o Museu do Imigrante, a Casa das Artes e as praças Achyles Mincarone (Igreja São Bento em formato de pipa) e Ismar Scussel (em frente à Casa das Artes).

O Jantar sob as Estrelas 2022 tem o patrocínio Riserva dos Vinhedos, Cervejaria BellaVista, Caitá Supermercados, Isabela, ExpoBento Fenavinho (CIC-BG)/Fimma Brasil e Movelsul Brasil (Movergs e Sindmóveis), Petrobrás/Posto Shopping, Sicredi e Cainelli Gás São apoiadores: Sebrae, Prefeitura de Bento Gonçalves e Amabento.

SERVIÇO

O que? Jantar sob as Estrelas 2022

Quando? 11 de fevereiro, a partir das 19h (Em caso de chuva, será transferido para 18 de fevereiro)

Onde? Ao ar livre, nas ruas Herny Hugo Dreher, Planalto e entorno

Empreendimentos: mais de 100

Atrações: gastronômicas, culturais, artísticas, turísticas, de entretenimento e lazer

Realização: SEGH Região Uva e Vinho

Patrocínio: Riserva dos Vinhedos, Cervejaria BellaVista, Caitá Supermercados, Isabela, ExpoBento Fenavinho (CIC-BG)/Fimma Brasil e Movelsul Brasil (Movergs e Sindmóveis), Petrobrás/Posto Shopping, Sicredi e Cainelli Gás

Apoio: Sebrae, Prefeitura de Bento Gonçalves e Amabento

Mais informações: www.seghuvaevinho.com.br e @seghuvaevinho

Fotos edição 2020 – Juliano Conci