top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Bartender de São Paulo ganha 6ª edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo

Além da competição, esse ano o concurso fez uma homenagem ao Mestre Derivan, um grande entusiasta do setor da coquetelaria e que ajudou na popularização do Rabo de Galo e colocou o coquetel em um novo patamar no setor de drinks



No dia 11 de dezembro aconteceu a sexta edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo. O evento que tem como objetivo enaltecer o clássico cocktail através de uma competição com bartenders renomados de todo o país que precisam criar uma versão criativa do drink aconteceu no clássico hotel Leques, localizado no bairro da Liberdade. A região é conhecida como uma das atrações mais famosas de São Paulo pela forte influência da cultura oriental.


Jurados renomados de diferentes setores e especialistas em bebidas avaliaram bartenders de diferentes regiões do país que participaram do concurso e mostraram habilidade e criatividade na hora de preparar uma nova receita para o Rabo de Galo. Além da competição, esse ano o concurso fez uma homenagem ao Mestre Derivan, um grande entusiasta do setor da coquetelaria e que ajudou na popularização do Rabo de Galo e colocou o coquetel em um novo patamar no setor de drinks.

Essa edição inclusive foi batizada com o nome “O Legado”, em homenagem ao Derivan. Douglas e Danty Souza, filhos do bartender, fizeram diversas homenagens ao pai no decorrer do evento.


Nesta edição, quem ficou com o primeiro lugar foi a bartender Surya Rodrigues, que estava representando a marca Ypióca. Ela conquistou o prêmio máximo da competição com o drink batizado de Umbabarauma.

O nome do drink é uma homenagem à música do cantor brasileiro Jorge Ben Jor, única canção brasileira que entrou no ranking das 500 melhores músicas da história feita pela revista norte-americana Rolling Stone. O drink leva um vinho composto brasileiro fabricado desde 1920, cordial de cumaru e café, entre outros ingredientes.


Já a segunda posição ficou com o bartender Sérgio Paschoal, que estava representando a marca Seleta e concorreu com o drink batizado de Chapéu do Galo. O bartender Dênis Paschoal estava representando o Grupo Gouveia Brasil e ficou com a terceira posição com o drink Sem Fronteiras.


“Foi uma edição muito especial e ao mesmo tempo muito emocionante, pois essa foi a primeira edição do concurso sem o nosso pai, o Mestre Derivan, então além da tradicional competição, nós tivemos diversas homenagens de pessoas que fazem parte da trajetória do concurso, e isso nos motivou ainda mais seguir com o legado do nosso pai de enaltecer a coquetelaria brasileira e o Rabo de Galo”, afirma Danty Souza, diretor geral do Concurso Rabo de Galo.


Para quem quer aprender como preparar o drink campeão do Concurso Nacional de Rabo de Galo esse ano, a bartender Surya Rodrigues explica o passo a passo, confira:


Umbabarauma


Ingredientes

60 ml Cachaça Envelhecida Ypióca 150

20 ml Vinho composto JURUBEBA leão do Norte

15 ml Cordial de cumaru e café

2 dashes de redução de infusão de ervas amazônicas

2 Borrifadas de perfume de laranja.


Modo de preparo

Em um copo, ou mixing glass com gelo adicione todos os ingredientes na ordem. Mexa vigorosamente por cerca de 10-15 segundos para misturar os ingredientes e resfriar a mistura. Filtre a mistura diretamente no copo preparado com gelo.

Borrife o perfume de laranja. Saboreie o "Umbabarauma" e aprecie a combinação única de sabores regionais e aromas complexos.



Cordial de cumaru e café


Ingredientes

20 unidades de Cumaru

4 unidades de semente de café torra média

500g de açúcar

500 ml de água


Modo de preparo


Prepare uma panela e adicione 250 gr de açúcar em fogo baixo, mexendo para caramelizar um pouco o açúcar, quando estiver dourado adicione a água e o restante do açúcar, dissolva bem, após atingir o ponto de fervura desligue o fogo adicione as castanhas de cumaru e o café, tampe e deixe esfriar.

Após esfriar transfira o liquido para uma garrafa de vidro esterilizada. Feche bem a garrafa.

Deixe a infusão descansar em um local escuro e fresco por pelo menos 1 semana. Agitar a garrafa a cada poucos dias ajudará na extração do sabor.



Sobre o Concurso Nacional de Rabo de Galo


O Concurso Nacional de Rabo de Galo é um evento nacional que acontece na capital paulista que reúne as principais marcas de cachaça do país e seus times de bartenders, em busca da melhor versão do clássico Rabo de Galo. Desde 2017, o evento atrai centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso. O evento reúne bartenders e mixologistas de todo país que irão preparar receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as cachaças expostas no evento.


Fotos: divulgação

bottom of page