top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Bacalhau além da tradição: diferentes formas de inseri-lo no dia a dia



A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, conta os motivos para o peixe ser consumido ao longo do ano


Bastante consumido no período da Quaresma e da Páscoa, o bacalhau é um peixe rico em minerais, vitaminas e proteínas de alta qualidade. O peixe, que se popularizou no Brasil após a chegada da corte portuguesa ao país, está presente na mesa dos brasileiros, principalmente, em ocasiões especiais. Mas, para Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o bacalhau deveria fazer parte da rotina e não ser restrito a essas datas.


Rico em vitaminas A, B e E, magnésio, cálcio e fósforo, ele fornece diversos benefícios ao organismo, que vão desde a prevenção de anemias à redução dos sintomas da TPM. Renata ainda afirma que o pescado é uma boa fonte de ômega-3. “O ômega-3 é a gordura associada à melhora no QI em crianças, redução de náusea na gestação, proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, destaca.


A nutricionista também ressalta que mesmo o peixe sendo extremamente salgado, pessoas hipertensas não devem evitar seu consumo, desde que seja feita a dessalga correta para evitar o excesso de sódio. “O ideal é fazer a dessalga por 24 horas ou mais, dependendo do tamanho do peixe”, conta.


Além disso, Renata recomenda o consumo de uma porção do pescado, até três vezes na semana - a porção pode variar entre 70g a 100g de bacalhau já pronto - e afirma também que ele não é um peixe para consumo cru, mas sim, cozido.


Após todas essas dicas, que tal incluir o peixe na sua rotina? No Oba Hortifruti, você encontra Obacalhau Oba Bem Querer em todas as lojas.


A nutricionista selecionou receitas práticas e saborosas para inseri-lo no dia a dia.



Farofa de bacalhau

Ingredientes

1 kg de Obacalhau desfiado e dessalgado

2 tomates picados em cubos

1 cebola roxa cortada em cubos

½ pimentão verde cortado em cubos

½ pimentão amarelo cortado em cubos

1 xícara de chá de cenoura ralada

1 xícara de chá de azeitonas pretas picadas

1 banana da terra cortada em cubos

1 xícara de chá de farinha de mandioca

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o bacalhau, o pimentão, o tomate, a azeitona, a cenoura ralada e refogue bem. Finalize adicionando a banana da terra e a farinha de mandioca, mexendo delicadamente. Acerte o sal e sirva em seguida.



Bacalhau com espinafre


Ingredientes

500g de lombo de Obacalhau

Azeite e vinagre de maçã a gosto

200g de shitake fatiado

5 dentes de alho amassados

2 xícaras de folhas de espinafre

4 batatas inglesas


Modo de preparo

Corte as batatas em rodelas e as cebolas em rodelas. Cubra o fundo de um refratário com as batatas e em seguida com a cebola. Acomode o lombo de bacalhau em seguida. Regue com azeite e sal e leve para assar. Aqueça um pouco de azeite em uma panela e doure o alho. Acrescente o shitake e refogue bem. Acrescente o espinafre e desligue o fogo. Acerte o sal. Sirva o bacalhau assado com o refogado de espinafre e cogumelos ainda quentes.



Endívias recheadas com bacalhau


Ingredientes

2 xícaras de chá de salada de bacalhau

4 col de sopa de requeijão

Folhas de endívia lavadas


Modo de preparo

Misturar a salada de bacalhau com o requeijão Rechear as folhas de endívia com o creme e servir em seguida.



Wrap de couve recheado com bacalhau


Ingredientes

2 folhas de couve sem o talo

1 xícara de chá de salada de bacalhau

2 col de sopa de parmesão ralado

Azeite a gosto


Modo de preparo

Coloque as folhas de couve inteiras em uma panela com água pré-aquecida por 1 minuto (só para a folha amolecer). Apoie em uma tábua e recheie as folhas de couve com a salada de bacalhau, o queijo e regue com um fio de azeite. Faça um rolinho com a folha de couve (se necessário, prenda com um palito de dente) e sirva em seguida.

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Siga o Oba Hortifruti

Fotos: divulgação

bottom of page