top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

B HOTEL BRASÍLIA CONVIDA O CHEF ONILDO ROCHA PARA QUARTA EDIÇÃO DO “CHEFS NO B”


Além do jantar especial, servido no dia 09 de novembro (quinta-feira) no restaurante Térreo, os chefs Lênin Palhano (B Hotel, BSB) e Onildo Rocha (Notiê, SP) também assinam juntos menu oferecido no Bar 16 no dia anterior, 08 de novembro (quarta-feira)


Foto: divulgação


Para firmar-se como destino gastronômico em terras brasilienses, o chef Lênin Palhano - responsável pela gastronomia do B Hotel - convida o chef Onildo Rocha para dois encontros especiais, que acontecerão no Bar 16 e no restaurante Térreo, localizados respectivamente na cobertura e lobby do hotel, trazendo menus degustação com receitas que representam a assinatura e identidade de cada um.

Começando as experiências nas alturas, cada um deles traz sua especialidade para o ambiente do Bar 16 no dia 08/11, onde as Ostras Cambuci do chef Onildo ganham a companhia da Barriga dry rub com caldo de porco de Lênin Palhano, pelo valor de R$80 para cada opção.


Já no segundo dia, 09/11, será a vez do restaurante Térreo, que contará com um cardápio de quatro tempos (R$ 370, sem serviço ou bebidas), composto por dois snacks, uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. Para começar: Kafta de camarão rosa na brasa com demi-glace e bisque do Onildo, e Coxinha de siri com ovas, feita com massa de batata, siri cremoso e creme de ovas do chef Lênin Palhano.

De entrada, uma opção elaborada especialmente pelo chef Onildo: Cubos de melão infusionados em azeite, leite de amendoim, óleo de rúcula e Bottarga.


Os dois pratos principais serão com proteínas do mar e da terra, sendo o primeiro o mini arroz de Pindamonhangaba cozido no caldo do polvo, finalizado com tentáculo de polvo na brasa e trevinho, criado pelo chef convidado, e o segundo um denver grelhado, com batata rústica e caldo de rabada com marsala, do chef executivo da gastronomia do B Hotel.


Já a sobremesa fica a cargo do chef Lênin Palhano, que servirá um mil folhas com creme de baunilha do cerrado e morango em calda de lima kaffir.

 

SOBRE O B HOTEL


Concebido em 2018 pelo premiado arquiteto Isay Weinfeld e erguido no Eixo Monumental, as linhas marcantes do projeto contam com 302 apartamentos, restaurante, bares e espaços para eventos. Inspirado no movimento modernista brasileiro, a construção se destaca no horizonte do Distrito Federal, transformando o prédio em um dos cartões postais de Brasília.

À frente de sua gastronomia, minimalista e cosmopolita, está o chef Lênin Palhano - um dos grandes nomes do cenário da gastronomia nacional – que traz em suas criações para o restaurante Térreo e Bar 16 sabores brasileiros em um menu contemporâneo, reforçados pelo uso de ingredientes locais do Cerrado.

 

SOBRE LÊNIN PALHANO


Com 37 anos e há 17 no mercado, o chef Lênin Palhano se formou em Gastronomia no

ano de 2009, mas desde 2007 trabalha em cozinha, quando começou sua trajetória em uma

rede de fast food. Depois desta experiência, Lênin ingressou rapidamente no Grupo Vino! através do

restaurante Terra Madre, onde começou como auxiliar de cozinha até tornar-se sub chef de Ivan Lopes. Foi também no Grupo Vino! que Lênin assumiu o comando do restaurante francês C’ la Vie, com apenas 24 anos e, aos 26, a chefia executiva do Terra Madre, tornando-se também chef

executivo do grupo.

 

Sete anos depois, Palhano decidiu aceitar o convite do empresário Jorge Nacli e assumir a gestão gastronômica do primeiro hotel boutique de Curitiba, o Nomaa Hotel, que contempla o restaurante Nômade, por onde fica por mais de sete anos.

 

Em 2020, Lênin cria o Grupo Obst., dando origem aos restaurantes Obst.Lugar, Ninna Cozinha, Olivia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba e Ottra Pizza. Após sua saída, em 2023, o chef cria o Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia, tendo como projeto a repaginação de toda a gastronomia do B Hotel Brasília, e no qual também assume a chefia executiva da cozinha do empreendimento hoteleiro.

 

Em reconhecimento ao seu trabalho, conquistou o prêmio de “Chef revelação - Talento Jovem do Prêmio Bom Gourmet” (2010) e a chancela na seleção de chefs mais promissores do país pela GQ em 2017, sendo o único fora do eixo Rio - São Paulo.

 

SOBRE ONILDO ROCHA


Onildo Rocha, 45, paraibano de João Pessoa, diz ter virado cozinheiro por “necessidade”. Da cozinha doméstica, onde lidava com as panelas sem grandes pretensões, assumiu a batuta dos fogões da lanchonete da família, onde tomou gosto pela profissão e decidiu seguir carreira.

Formou-se na Universidade Anhembi-Morumbi - onde aprendeu a teoria e as bases da gastronomia -, mas foi com o mestre francês Laurent Suaudeau, diz, com quem aprendeu a “ética da cozinha e o respeito com os ingredientes” em cada etapa do processo.

Em 2013, Onildo estreou seu Cozinha Roccia, em João Pessoa, colocando em prática tudo o que aprendeu com Suaudeau: por meio de técnicas francesas e combinações culinárias daqui e de fora, o chef procura valorizar os ingredientes e os pequenos produtores de sua terra natal.

Desde 2021, ele é o chef responsável pelas cozinhas do restaurante Notiê e do bar Abaru, ambos do espaço Priceless. Sua missão, agora, é reproduzir, no centro de São Paulo, o trabalho que já realizava em João Pessoa, mas com ingredientes e receitas de todo o Brasil.

 

 

SERVIÇO


Jantar de Lênin Palhano e Onildo Rocha

Bar 16 e Restaurante Térreo


EndereçoSHN Q 5 BL J Lote L - Asa Norte, Brasília - DF, 70705-100

08/11, quarta-feira, a partir das 17:00

09/11, quinta-feira, a partir das 19:00


Telefone para reservas: (61) 3962-2000

Instagram: @bhotelbrasilia

 


Commenti


bottom of page