top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Arquitetura e cenografia roubam a cena do Funn Festival 2023; descubra detalhes do projeto

Sócias da MAR.IS, escritório responsável por projetar a superestrutura, falam sobre conceito, referências e desafios na criação cenográfica do maior festival de inverno do Centro-Oeste.



Quem já pôde conferir de perto a 4ª edição do Funn Festival, foi surpreendido pela megaestrutura montada para o evento, que acontece entre 12 de maio e 18 de junho, no Parque da Cidade, em Brasília. Com uma cenografia inspirada nas vilas europeias de países como Alemanha, França e Holanda, aliada à temática dos parques mágicos da Disney, a MAR.IS Arquitetura e Design traz ao espaço um aconchego e um encantamento dignos de experiências memoráveis.



Esta é a primeira edição do Festival assinada pelo escritório brasiliense, liderado exclusivamente por mulheres e fundado pelas sócias Marina Eluan e Thaís Borges. Mas a parceria com o grupo Funn Entretenimento não começa aqui e já rendeu outros belos cenários.


"Começamos o trabalho junto à Funn no ano passado, quando desenvolvemos para o grupo a festa Esbórnia, em agosto. Ainda em 2022, elaboramos também o projeto do Bothanic, um complexo de entretenimento para shows e festas, inspirado na natureza", relembra Thaís Borges.

Além desses, outros trabalhos no segmento da arquitetura cenográfica renderam ao escritório bagagem e experiências que trazem um importante diferencial de mercado. Projetos que marcaram a capital do cerrado, como as edições anteriores dos restaurantes Trust e Jardim Secreto, ambos da Invento Produções, além de ativações de marcas como Fiat e Ambev, fazem parte do extenso portfólio da empresa.


Desafios do projeto


Localizado na Praça das Fontes, cujo paisagismo é obra do artista Roberto Burle Marx, inventor dos jardins modernos, o projeto trouxe desafios e a responsabilidade de atender grandes expectativas de um público exigente.


"Ao todo, o Festival ocupa 68 mil metros quadrados de área da praça, dentro disso, projetamos um layout de 33 mil metros quadrados. Fizemos questão de valorizar o paisagismo de Burle Marx no projeto, iluminando o paredão de escadas que contorna a praça e direcionando o olhar do público para a obra que é uma das marcas do artista em Brasília. Uma das fontes foi preenchida com água onde fica o pedalinho, um ponto alto do projeto.", explica Marina Eluan.


Ainda de acordo com a arquiteta, compreender a escala humana e criar sensações de conforto e aconchego em uma área tão grande e com tantas atrações, que acontecem ao mesmo tempo, requer habilidade e muito trabalho.

"Um dos grandes objetivos no desenvolvimento do layout foi unir a cenografia e o aconchego em um espaço bastante amplo, idealizado para proporcionar diversão e lazer ao público. Por isso, nos inspiramos na arquitetura de vilas europeias, que transmitem essa sensação de acolhimento. É como se você estivesse caminhando por um desses lugarejos, passeando pelos becos e descobrindo novos ambientes, mas adicionando um toque de cores e texturas que conversam com a proposta de diversão que o Festival oferece, típica dos grandes parques da Disney", complementa Eluan.


O Festival


Após três anos sem o Funn Festival, em 2023, o público brasiliense tem de volta a magia e o encantamento do evento que já é a cara da capital candanga. Entre 12 de maio e 18 de junho, diversas atrações musicais de peso, como Thiaguinho, Zé Ramalho, Emicida, Thasha & Tracie, Israel & Rodolffo, Kevin, O Chris e Péricles marcam presença na 4ª edição.

Pensado para oferecer atrações para toda a família, o evento acontece às sextas, sábados e domingos e conta com 15 operações gastronômicas, além de um parque de diversões para os pequenos, teatros infantis e apresentações para todos os públicos.


Serviços


MARIS:

Informações de contato: https://linktr.ee/marisdesign 


Funn Festival Brasília 2023:

Data: de 12/05  a 18/06

Local: Parque da Cidade – Brasília

Instagram: @funnfestival 

Classificação: livre 


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page