top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Após dois anos, Festa da Uva de Jundiaí retorna com grande comemoração

Evento que celebra o surgimento da uva niágara rosa na região terá pela primeira vez quatro finais de semana com muita música, gastronomia e a esperada pisa das uvas



Há 89 anos, surgia em Jundiaí, no interior de São Paulo, a primeira mutação natural da uva niágara branca, dando início a uma variedade típica da região: a niágara rosada. O marco de uma fruta originária da cidade foi motivo de muita celebração pelos produtores, tradição que se mantém até hoje, com a Festa da Uva de Jundiaí, que chega à sua 38ª edição em janeiro, após dois anos de pausa nas festividades.


Neste ano, a festa que acontecia em três finais de semana, ganha um novo formato e mais dias para que turistas e moradores da região possam aproveitar as atrações. Com início no dia 12 de janeiro e término no dia 5 de fevereiro, a expectativa da organização do evento é receber 20% mais de visitantes que em 2020, quando registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países.


A Festa da Uva é organizada em três pavilhões (Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas), área do Empório e também do Deguste Jundiaí, e acontece simultaneamente com a 9ª Expo Vinhos. O evento oferece aos visitantes atrações como apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos, espaço kids e o destaque da festa fica para a tradicional cerimônia da pisa da uva, em que os participantes podem vivenciar uma experiência única.

 

Para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da festa de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade. “A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas. Nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva. A prefeitura entende que o evento é uma política pública de fomento ao turismo e à agricultura, gerando importante receita para o município por meio da comercialização dos produtos no evento, além de ser um chamariz importante para atração de turistas ao longo de todo o ano”, explica.


Festa promove crescimento econômico e turístico de Jundiaí

A celebração da uva niágara rosada é um grande momento para a cidade e não apenas aos agricultores, mas para todo o município. Jundiaí possui seis rotas turísticas: Rota do Castanho, Rota do Centro Histórico, Rota da Cultura Italiana, Rota da Terra Nova, Rota da Uva e Rota do Vinho e seus empreendedores participam da Festa da Uva apresentando aos visitantes seus produtos e serviços, gerando renda no evento, mas também criando interesse em futuras visitas para conhecer as rotas turísticas com mais tempo. A Rota da Cerveja Artesanal, que será lançada nos próximos dias, também estará na Festa de 2023.


Na última festa, a movimentação de vendas registrada foi de R$18 milhões e 70% da renda é proveniente de turistas. “O investimento da cidade para a realização do evento foi de R$3 milhões e o retorno foi surpreendente. Apesar da prefeitura não ter uma arrecadação direta com a realização da festa, essa movimentação é muito positiva pois esse valor é injetado diretamente no comércio e serviços da cidade, projetando crescimento de nossas rotas turísticas e empreendimentos. Além disso, todo o trade turístico é beneficiado, com hotéis cheios, grupos circulando pelos atrativos da cidade e utilizando os diversos serviços que o município oferece”, destaca Marcela.

O evento também conta com mais de 250 atrações culturais locais, valorizando os artistas da cidade que comandam as apresentações que entretêm os visitantes ao longo dos treze dias de festividades.


Serviço:


38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023

Quando: 12 de janeiro a 05 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (12) - às 18h/ Sextas-feiras: das 18h às 22h/ Sábados: das 10h às 22h/ Domingos: das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Entrada gratuita

Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.

Comments


bottom of page