Rótulo que esbanja a tropicalidade do Vale do São Francisco desponta mundialmente no segmento
Leve e descontraído. Assim, o Almadén Moscatel Frisante Blanc está conquistando não apenas o brasileiro como também outros mercados. Elaborado com uvas cultivadas no Vale do São Francisco (BA), expressando toda tropicalidade típica brasileira, o rótulo acaba de voltar da França, país do champagne, com a única Medalha de Ouro do Brasil no 22º Muscats du Monde 2022, realizado nos dias 6 e 7 de setembro em Entre-Vignes, na região francesa de Occitanie. De 30 mil garrafas quando foi lançado em 2019, o produto já soma uma tiragem de 300 mil garrafas por ano.
A exemplo do moscato d’Asti produzido no Piemonte (Itália), o Almadén Frisante também parte do mosto (suco) de variedades moscateis com baixa fermentação que proporciona um produto de menor graduação alcoólica (7% vol), com menos pressão de gás carbônico e levemente borbulhante. A escolha de produzir no Vale do São Francisco decorre da perfeita adaptação das variedades moscateis ao clima tropical seco da região, agregando ao produto mais frescor e intensidade aromática. Almadén Moscatel Frisante Blanc traz visual moderno, para atender a um público jovem e descontraído, conceito que vem conquistando apreciadores de todas as partes do mundo que buscam produtos com menos álcool, mais leveza e versatilidade, seguindo uma tendência de consumo.
Único pela sua abrangência, método e ambição, o Muscats du Monde reuniu mais de 210 amostras de 20 países, que foram avaliadas por um júri internacional composto por 55 especialistas. Para Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group, ser reconhecido na França, num concurso tão rigoroso como este, é motivo de orgulho, ainda mais com um produto tão brasileiro como este, que retrata toda diversidade e descontração expressas nos aromas e sabores de um espumante leve, frutado, típico do verão.
ALMADÉN MOSCATEL FRISANTE BLANC – 7% Vol.
Elaborado pelo método de fermentação natural “Asti” a partir de mosto (suco) de uvas moscateis cultivadas nos vinhedos próprios da Vinícola Terranova, no Vale do São Francisco (BA), o frisante blanc é um vinho fácil de beber e muito agradável. VinificaçãoDesengace total, sem esmagamento. Maceração curta (1 a 2 horas na casca) e prensagem em prensa pneumática, com rendimento flor de 60%. Clarificação estática do mosto flor a frio. Fermentação alcoólica em autoclaves até 7% de álcool com temperatura controlada de 13°C a 15°C, permanecendo com açúcar residual de 40 g/l e pressão de 3 atm. Engarrafamento isobárico para manutenção da pressão natural. Análise SensorialVisão – Cor amarelo claro com reflexos esverdeados e de leve perlage.Olfato - Intensos aromas florais como rosa, jasmim, e frutados como manga e melão.Gosto - Vinho jovem e fácil, muito refrescante, de ótimo equilíbrio acidez/doçura.Temperatura Ideal: 6ºC a 8°C
Imagens:
Divulgação Miolo
Commenti