• Viviane Campos

Aliados do inverno: como o kiwi e a cereja aumentam a imunidade através do sono e sistema digestivo


Segundo pesquisa, o kiwi é rico em actina, uma proteína que atua na saúde gastrointestinal favorecendo o sistema imunológico


Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que o kiwi é rico em diversas propriedades, como vitaminas C e E, que possuem um grande poder antioxidante e favorecem o reforço do sistema imune. Uma unidade pode ser suficiente para fornecer toda a vitamina C necessária a um adulto por dia.  


Além disso, segundo um estudo publicado no PubMed, em 2018, o fruto também possui uma excelente quantidade de fibras, essenciais para a saúde intestinal - que tem relação direta com a resposta imunológica -; antioxidantes, que agem na proteção das células contra agressores e previne a oxidação celular, e actina, uma proteína que atua na digestão e na permeabilidade do intestino, favorecendo a melhora da imunidade.


  Em geral, frutas cítricas, como laranja, cereja, morango e maracujá são boas opções quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico. A cereja, por exemplo, favorece a saúde como um todo, já que reduz o estresse oxidativo e inflamações.   De acordo com uma pesquisa publicada no PubMed, em 2018, outra propriedade interessante da cereja é que ela possui um precursor da melatonina e pode ajudar na melhora da qualidade do sono, “o que é fundamental para manter o sistema imune com a adequada renovação celular”, conta a especialista.  


Armazenamento e consumo das frutas   Para não correr o risco de desperdiçar as frutas, o armazenamento na geladeira é o ideal para preservá-las por mais tempo.   Renata conta ainda que, para manter o frescor desses alimentos, é muito importante “guardar a fruta inteira e com casca, cortando e descascando apenas no momento do consumo. Isso favorece tanto a preservação dos nutrientes, quanto da cor, textura e sabor.”  


Um ponto a ser considerado é a programação de consumo, que deve ocorrer no momento da compra. “Uma dica é sempre comprar opções já “no ponto” (ou seja, mais maduras) para consumir primeiro e frutas mais “verdes” (menos maduras) para serem consumidas em seguida”, diz a nutricionista.  


Para aproveitar todos os benefícios e garantir mais sabor à sua rotina, confira quatro deliciosas receitas indicadas pela especialista. No Oba Hortifruti você encontra uma seleção completa com alimentos fresquinhos todos os dias!  




Kiwi com casquinha de chocolate

 

Ingredientes:

 

1 kiwi cortado em 4 rodelas

 

50g de chocolate amargo

 

 

Modo de preparo:

 

Coloque as rodelas de kiwi no freezer (se desejar, espete palitos de sorvete para apoiar na hora de consumir). Quando o kiwi estiver congelado, derreta o chocolate em banho maria e despeje no kiwi.

 

Leve novamente ao freezer até que o chocolate fique mais firme. Consuma em seguida.

 



Geleia de kiwi

 

Ingredientes:

 

5 kiwis maduros

 

5 colheres de sopa de açúcar

 

Suco de ½ limão siciliano

 

 

 

Modo de preparo:

 

Corte a polpa dos kiwis em cubos pequenos, misture com o limão e o açúcar e leve para cozinhar em fogo baixo até que a água evapore e forme a consistência de geleia.

 

Armazene na geladeira em um pote de vidro com tampa e consuma para acompanhar pães e torradas.

 


Flan de cereja

 

Ingredientes:

 

1 lata de leite condensado

 

1 caixinha de creme de leite sem soro

 

20 unidades de cereja em calda

 

6 colheres (sopa) da calda da cereja

 

5 colheres (sopa) de suco de limão

 

1 envelope de gelatina sem sabor

 

Modo de preparo:

 

Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Em seguida, bata junto aos demais ingredientes no liquidificador, coloque em taças e decore com cerejas. Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes do consumo.

 



Suco de laranja com cereja

 

Ingredientes:

 

200ml de suco de laranja

 

50ml de água

 

5 cerejas in natura

 

 

Modo de preparo:

 

Bata tudo no liquidificador, coe e sirva em seguida. Se preferir, adicione gelo.